Uso de tecnologia favorece segurança dos colaboradores em cooperativa

Agronegócio e tecnologia tem relação direta e íntima quando o assunto é gestão e produtividade, por exemplo. Mas os reflexos atingem também o dia a dia dos colaboradores, que são beneficiados em suas tarefas.

Exemplo nesse campo é a Cocamar Cooperativa Agroindustrial, sediada em Maringá (PR), que entende a tecnologia como principal ferramenta para o aperfeiçoamento dos sistemas de trabalho e a utiliza em sintonia com a Segurança no Trabalho.

Alguns aplicativos e sistemas se destacam nesse cenário, como o OnSafety, plataforma capaz de registrar uma eventual irregularidade em equipamentos, estruturas e procedimentos de segurança e que, por isso mesmo, contribui para maior eficácia e é empregada pela gestão ocupacional para facilitar o trabalho dos técnicos de segurança do trabalho no interior da administração central, complexo industrial e unidades operacionais.

Como explica a cooperativa,  o sistema retém na nuvem as informações que não correspondem aos protocolos e padrões adotados. Assim, havendo riscos para a segurança dos colaboradores, o técnico é imediatamente acionado. Ao mesmo tempo, a norma regulamentadora é pesquisada pela plataforma, informando o montante que a cooperativa teria que desembolsar em uma eventual penalidade caso fosse auditada pelo Ministério do Trabalho.

O OnSafety também permite o registro da entrega e do vencimento dos equipamentos de proteção individuais (EPIs) aos colaboradores, assim como o desenvolvimento de um plano de ação para solucionar o problema.

As ações vão além e envolvem também os parceiros, como é o caso da Industrial Scientific, que desenvolveu o iNet, um aplicativo destinado a detectar gases que possam oferecer riscos em espaços confinados. A plataforma monitora a mecânica dos gases utilizados por colaboradores nesses ambientes. A cada semana, os aparelhos são avaliados pelo iNet e, caso um dos detectores apresente um problema mecânico na calibração, por exemplo, a própria plataforma o substitui por um novo em até 48 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui