A implementação de indústria 4.0, que possibilita o desenvolvimento de produtos altamente tecnológicos e confiáveis com vistas a aumentar a produção em 100% nos próximos dois anos, exigiu da AGCO aporte de R$ 60 milhões para modernização e aplicação de novas tecnologias na planta da companhia em Santa Rosa (RS), responsável pela produção de colheitadeiras e plataformas das marcas Massey Ferguson, Valtra e Challenger. O plano de investimentos teve início em 2016 e integra a estratégia da empresa de preparar a fábrica para o lançamento de produtos com alta tecnologia embarcada, além de aumentar o nível de confiabilidade ao entregar ao agricultor máquinas com o mais alto padrão de qualidade.
Duas novidades se destacam, o Dyno, novo sistema que simula o nível de qualidade das colheitadeiras em operação no campo, antes da entrega ao produtor rural; e a modernização de toda a linha de montagem, com ênfase nos sistemas de automação de solda, em nova área de pintura com equipamentos industriais baseados em nanotecnologia, além de procedimentos tecnológicos para medição de qualidade.
“A estratégia da AGCO é tornar a fábrica em um centro de excelência, com uma operação cada vez mais inteligente, robusta e adequada para receber a produção de máquinas com alta tecnologia incorporada. O aumento do nível de produtividade da planta é outro objetivo a ser alcançado com estes investimentos. Nossa expectativa para os próximos dois anos é aumentar a produção da fábrica em 100%”, afirma Denis Dutra de Oliveira, diretor de Operações da AGCO.
Para implementar a indústria 4.0, a AGCO quadruplicou o tempo de treinamento aos colaboradores. Chamado de “Learn Factory”, a iniciativa visa a aumentar o conhecimento dos profissionais no campo tecnológico e eletrônico, por meio de aulas e do auxílio de uma plataforma com um simulador virtual, para que os colaboradores estejam mais familiarizados com interfaces digitais.
A unidade de Santa Rosa é responsável pela fabricação de todas as colheitadeiras e plataformas da Massey Ferguson e Valtra. Neste ano, as duas marcas lançaram a plataforma draper, de 45 pés. Na Massey Ferguson, a novidade 9255 Dynaflex é ideal para o modelo axial MF 9895, classe 8. Para Valtra, a plataforma 645FD foi projetada exclusivamente para equipar a colheitadeira BC8800.