Fenasucro & Agrocana 2018 bate recordes

Realização do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br), organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a Fenasucro & Agrocana 2018 foi realizada de 21 a 24 de agosto, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP), e, segundo a organização, o evento superou as expectativas, tendo recebido mais de 40 mil visitantes e gerado negócios ao redor de R$ 4 bilhões. Em 2019, a Fenasucro & Agrocana já tem data marcada: 20 a 23 de agosto.

Na área do conhecimento, foram 5 mil congressistas e 370 palestrantes em uma programação que contou com mais de 350 horas de eventos de conteúdo. Na programação temas que, direta ou indiretamente, impactam a cadeia produtiva no que diz respeito à produtividade e custos.

Exemplo foi a realização do Seminário de Transporte e Logística, promovido pela ESALQ LOG e Reed Exhibitions Alcantara Machado, que traçou um panorama do mercado logístico do setor sucroenergético em 2018, com foco no impacto da tabela de fretes e dos custos logísticos no mercado brasileiro, além de perspectivas e tendências para a próxima safra. Vale destacar que  Transporte & Logística respondem por 30% do custo de produção nas usinas.

O evento, que é reconhecido por reunir toda a cadeia produtiva sucroenergética com foco nas áreas agrícola, fornecedores industriais, processos industriais, transporte, logística e energia, na área de exposição, contou com empresas que enfatizaram custo, produtividade, eficiência energética e digitalização da agricultura.

A Fluke do Brasil, por exemplo, levou soluções da Fluke Industrial focadas em manutenção preditiva, calibração de sistemas e análise de vibrações, além de especificadores de rede de transmissão de voz e dados da linha DSV, além de certificadores Versiv, entre outros itens do portfólio da Fluke Networks. Todos esses equipamentos são fundamentais quando o assunto é automação da produção e Indústria 4.0.

De acordo com Rodrigo Cunha, gerente Nacional de Vendas da empresa, “historicamente participamos da Fenasucro & Agrocana pelo potencial da região e pela oportunidade de nos aproximarmos ainda mais das empresas, das usinas de açúcar e álcool e dos prestadores de serviços da região”.

O evento também serviu de palco à Siemens para apresentação de tecnológicas direcionadas ao impulsionamento do setor sucroenergético, seja no campo da melhoria energética, com a turbina a vapor da família SST fabricada em Jundiaí (SP), que atende às diversas aplicações e condições de operação requeridas, contribuindo para a melhoria energética e oferecendo níveis de eficiência nunca antes alcançados no setor; seja na agregação de subproduto proveniente de mais um resíduo de processo, como o biogás gerado a partir da Vinhaça que encontra aplicações na geração de energia elétrica pela queima em motores a gás ou mesmo em turbinas a gás. Junto com essa nova fonte de energia elétrica, a Siemens apresentou a solução para o “Controle Automático de Exportação de Energia” – soluções de geração distribuída “Microgrid”, que, por meio de um painel sinótico, demonstrou como é feito o gerenciamento de energia na usina, de forma a maximizar as receitas com o despacho e venda de energia. Somaram-se a essas soluções os sistemas de distribuição de energia composto pelos cubículos da família NXAIR – com a tecnologia de isolamento a ar e os transformadores isolados a epoxi – Geafol NEO – o menor e mais eficiente transformador a seco do mercado. Produzidos no complexo industrial em Jundiaí (SP), eles oferecem máxima segurança e a garantia de operação perfeita, sendo indicados para as diversas aplicações do mercado de açúcar e álcool, como eletrificação de moendas, alimentação de caldeiras e casa de força, além de muitas vantagens como flexibilidade na aplicação e aumento da produtividade devido à operação contínua.

Soluções para eletrificação do preparo, moendas e motores das caldeiras, assim como para automação Integrada, como forma de aumentar a competitividade e otimizar processos, também foram demonstradas pela Siemens durante a Fenasucro & Expocana, ao lado de soluções em digitalização para a Indústria de Processo e serviços de alta performance, que agregam valor durante todo ciclo de vida da planta e dos equipamentos instalados, garantindo maior eficiência, disponibilidade e confiabilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui