Métricas de sustentabilidade para o café brasileiro: tema de protocolo entre Embrapa e UPL

Protocolo de intenções assinado em 4 de julho, entre Embrapa Territorial e UPL Ltd., fornecedora global de soluções agrícolas sustentáveis, prevê trabalhar conjuntamente em projetos relacionados ao desenvolvimento de métricas e indicadores de sustentabilidade na produção de café no Brasil. Um dos objetivos é fornecer aos consumidores mais e melhores informações sobre quem produz o grão, além do que já é oferecido pelos selos de certificação. 

Rogério Melo, gerente de carbono e food value chain da UPL Brasil, diz: “Diante de consumidores cada vez mais exigentes em relação à qualidade do grão e à produção responsável, faz-se cada vez mais necessário reimaginar a sustentabilidade, objetivo central da UPL no mundo. Essa parceria com a Embrapa será fundamental para avançar ainda mais nesse sentido e tem o potencial de agregar ainda mais valor à cafeicultura brasileira. A credibilidade e a tradição da Embrapa Terrotorial somam-se à experiência de campo e às tecnologias e inovadoras da UPL, que possui uma postura de protagonismo em benefício da produção com zero carbono. Vamos trabalhar para diferenciar o café dos produtores que invistam na descarbonização, a partir da mensuração científica, com benefícios ambientais, sociais e econômicos”. 

Gustavo Spadotti, chefe-geral da Embrapa Territorial, afirma: “Queremos caminhar a passos largos para a formalização de parcerias, com enfoque principalmente na sustentabilidade da produção agropecuária. A sustentabilidade é uma pauta muito aderente às agendas das duas empresas. O fato de a UPL também ter origem em um país emergente como o Brasil, a Índia, é um ponto a favor da cooperação. Existe a compreensão mútua dos desafios de investir em ciência em nações em desenvolvimento”. 

A Embrapa Territorial é o centro de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que desenvolve e aplica métodos para o conhecimento multitemático com o objetivo de subsidiar os gestores públicos e o setor privado na busca pela competitividade e sustentabilidade da agropecuária brasileira. A Embrapa é uma instituição vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil. 

Foto: UPL