Plataforma digital com base em inteligência artificial da ICL promove práticas de agricultura sustentável no Brasil

A ICL anunciou durante a 11ª edição do NutriExperts – evento realizado em junho, voltado a consultores agronômicos de todo o País e da América do Sul – tecnologia digital com foco em agricultura sustentável por meio da nutrição de plantas. Batizada de Crop Advisor e com o objetivo de ajudar os agricultores e consultores brasileiros na definição das melhores recomendações nutricionais que permitem a transição para uma agricultura de baixo carbono, a ferramenta combina tecnologia avançada, análise de dados e conhecimento agronômico que permite gerar recomendações personalizadas e informações precisas para maximizar o potencial das lavouras. O Crop Advisor utiliza algoritmos sofisticados, inteligência artificial e dados reais para processar, como índice vegetativo, condições climáticas, tipos de solo, histórico de cultivo e informações sobre as culturas.

Única no País voltada à nutrição de plantas, a ferramenta foi desenvolvida pela Agmatix, startup israelense que pertence à ICL e oferece suporte técnico, ferramentas, produtos e serviços, que estão conectados com os esforços globais para minimizar as emissões de gases de efeito estufa (GEE). “Por meio da tecnologia Plant Nutrition Carbon Footprint Optimizer (Otimizador de Pegada de Carbono de Nutrição de Plantas), a exclusiva funcionalidade permite que os usuários tenham ciência das emissões de carbono das respetivas recomendações nutricionais das culturas e, ao mesmo tempo, modelem as recomendações nutricionais de forma mais estratégia no quesito emissões de carbono, garantindo as exigências nutricionais das culturas”, explica João Augusto Pascoalino, gerente de Serviços Digitais da ICL.

Para implementar a tecnologia, a ICL reuniu uma equipe de parceiros que compartilham ferramentas e experiências com os participantes para apoiar a adoção de práticas sustentáveis em suas operações, com foco no monitoramento e medição do progresso em direção à agricultura sustentável e de baixa emissão de carbono. Por meio dessa parceria, será garantida a produção de safras de alta qualidade e baixo teor de carbono, com redução de insumos e uso de combustível.

Funcionamento na prática e diferenciais de mercado

Por meio de análises de solo e foliar e requerimento da cultura, que é exigência para resposta produtiva, a plataforma é capaz de passar aos agricultores orientações precisas adaptadas às suas culturas e localização específicas, utilizando planos de nutrientes com respaldo científico, com base no estágio fenológico e nas necessidades sazonais de nutrientes. Além disso, essa abordagem também pode ajudar a melhorar a saúde e a fertilidade do solo, promover a diversidade biológica, melhorar a retenção e infiltração de água e otimizar o consumo de energia e insumos agrícolas. De acordo com Pascoalino, a ferramenta conta com a expertise tecnológica da NASA e oferece uma direção a um futuro agrícola mais sustentável por meio de soluções avançadas e tecnologias de ponta. Nesse contexto, o Crop Advisor se destaca no segmento de agricultura digital, segudo o gerente de Serviços Digitais, por cinco diferenciais que traz ao mercado:

  • Ferramenta de diagnóstico e acompanhamento das lavouras com base em dados reais para alta performance da soja e do milho;
  • Parametrização para interpretação dos resultados de análise de solo e foliar proprietários;
  • Recomendação de adubação e nutrição foliar precisos, melhor dose e posicionamento dos produtos por estádio fenológico das culturas;
  • Alertas de riscos climáticos personalizados por cultura e por ambiente de produção;
  • Medição da sustentabilidade econômica (através do ROI) e ambiental (por meio da emissão de CO2).

“O Crop Advisor foi criado com 100% do foco na realidade do produtor rural e para trabalhar de forma customizada, considerando as diferentes realidades. Com essa tecnologia, os consultores agronômicos podem obter informações ainda mais oportunas, perspicazes e práticas, levando suas recomendações para o próximo nível”, destaca Pascoalino.

Neste primeiro momento, as culturas-foco serão soja e milho, porém, no próximo ano, a plataforma deverá se estender para outras culturas, como cana e café.

Foto: ICL Group