ICL é Top 5 na categoria agronegócio em premiação de inovação

A ICL, líder global que utiliza seus recursos exclusivos e capacidade tecnológica para desenvolver soluções impactantes em nutrição e fisiologia de plantas, foi reconhecida mais uma vez como uma das 150 empresas mais inovadoras do País no Prêmio Valor Inovação Brasil 2022, estando entre as Top 5 na categoria agronegócio pela segunda vez consecutiva, em seu segundo ano de participação.

“Permanecemos investindo em produtos, tecnologias, melhorias de processos e serviços, desenvolvendo soluções com nossos clientes e parceiros, como distribuidores e cooperativas. Dentre os destaques, investimos em programas de atendimento a distribuidores e cooperativas voltados à melhoria de serviços prestados na ponta e que geram maior produtividade e sustentabilidade no campo. Buscar a sustentabilidade para a cadeia como um todo é ponto central no alvo de nossa inovação”, explica Ithamar Prada, vice-presidente de Marketing e Inovação da ICL. “Por conta das questões geopolíticas que impactaram a cadeia de insumos agrícolas, aumentar a eficiência na adubação se tornou um assunto recorrente, aumentando ainda mais a responsabilidade e a adoção de nossas tecnologias”, completa.

Centro de Inovação – A ICL possui centros de inovação em Iracemápolis (SP) e Cruz Alta (RS), credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como instituições de pesquisa. O credenciamento permite o uso dos resultados das pesquisas geradas nos centros de inovação para o registro de novos fertilizantes, testes para viabilidade de fertilizantes via sementes e realização de bioensaios para registro de biofertilizantes.

De acordo com a lista de instituições privadas de pesquisa do MAPA, a empresa é a única que atua exclusivamente na área de Nutrição de Plantas a possuir centros de pesquisa cadastrados pelo ministério para pesquisa com fertilizantes, o que permite ainda mais agilidade no desenvolvimento de tecnologias únicas e no seu lançamento ao mercado. A ICL vem buscando soluções inovadoras nas seguintes áreas: eficiência de uso de nutrientes, mitigação de estresses, fertilidade do solo e agricultura digital.

Líder em nutrição e fisiologia de plantas, a empresa investiu no Brasil, em 2021, cerca de R$ 20 milhões em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos para o País — globalmente foram investidos US$ 64 milhões. Quarenta por cento do faturamento da ICL vêm de produtos lançados há menos de cinco anos.

Desde 2019, a empresa vem promovendo torneios de inovação. A ideia é que os colaboradores da empresa identifiquem necessidades e determinem a tecnologia ou processo disponível para atendê-la. Cada ideia deve estar alinhada às metas e estratégias centrais de negócios da ICL e a comissão julgadora avalia cada uma com base em seu potencial de impacto sobre as áreas que estão diretamente relacionadas aos objetivos centrais da companhia: pessoas, negócios e a experiência do cliente.

5G e os modelos de negócio – Promovida anualmente pelo jornal Valor Econômico, em parceria com a consultoria PWC Strategy&, a premiação, que está na sua oitava edição e neste ano teve por tema 5G e a revolução nos modelos de negócio, avalia as empresas que mais valorizam a inovação em suas estratégias de negócio, com base em cinco pilares: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos, avaliação do mercado e geração de conhecimento.

Segundo Ithamar Prada, a chegada da tecnologia 5G no País, aguardada para este semestre em algumas capitais brasileiras, vai trazer uma colaboração importante para o agronegócio e abre uma série de oportunidades para a gestão das propriedades. “Será possível acessar dados com mais eficiência, o que melhorará a capacidade de tomada de decisão dentro e fora da porteira”, comemora.