Produtividade e qualidade do tomate e da batata são potencializadas por tecnologias da ICL

Um dos grandes gargalos da produção de tomate no Brasil é a sazonalidade de produção, que, dependendo do clima e da presença de pragas e doenças que atingem o tomateiro, pode resultar em perdas de produtividade de até 65%. Com isso, tecnologias que minimizam os efeitos dos estresses abióticos da cultura vêm ganhando cada vez mais importância.

Desenvolvida pela ICL, a tecnologia Triplus foi aplicada e avaliada em relação a sua capacidade de promover maior produtividade e qualidade dos frutos do tomateiro em experimento conduzido na cidade de Sumaré (SP). A pesquisa foi liderada pela professora dra. Simone da Costa Mello, da Esalq/USP. Os resultados mostram que houve um aumento de produtividade, principalmente de frutos comerciais com o uso de Triplus. Além disso, foi constatado também aumento nos teores de nitrogênio (N), potássio (K) e boro (B) nas plantas em que a tecnologia foi utilizada.

“O maior teor de N nas plantas pode estar relacionado à capacidade do Triplus em promover um aumento na síntese de nitrogênio através de estímulos à enzima nitrato redutase. Temos também os efeitos já comprovados sobre a urease, enzima que também atua no metabolismo do nitrogênio das plantas”, informa José Marcos Leite, engenheiro agrônomo, doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Esalq/USP e gerente de Desenvolvimento de Mercado da ICL.  

Triplus possui em sua composição componentes que atuam em três principais modos de ação:

  1. Biorregulação: estimulando a diferenciação de gemas dormentes;
  2. Retenção: aumentando o tempo de vida da flor, melhorando sua nutrição; e
  3. Nutrição: promovendo a maior fixação e formação de frutos.

“Com Triplus, é possível reter mais flores e frutos por planta, aumentar a área foliar e, consequentemente, a produtividade em plantas de tomate e batata”, garante o agrônomo, comentando que a aplicação do produto influenciou também na qualidade dos frutos, através da intensificação da coloração vermelha em decorrência do maior acúmulo de licopeno, substância antioxidante que, quando ingerida, ajuda a combater radicais livres no organismo humano. “Dessa forma, Triplus foi responsável pelo aumento de produtividade e da qualidade no tomateiro”, conclui.

Batata Ágata

Outro resultado com Triplus, desta vez em trabalho liderado pelo professor dr. Rogério Peres Soratto, da Unesp Botucatu, foi na produtividade do cultivo de batata Ágata. O estudo foi conduzido em área comercial pertencente ao produtor Ivan Fornaziero, em Pardinho (SP).

“A aplicação de Triplus resultou em maior produtividade total de tubérculos, com um incremento significativo de 18% de produtividade, contribuindo para elevar a produtividade em 6.046 kg em relação ao tratamento controle (sem aplicação), além de maior porcentagem de tubérculos da classe especial e de primeira por planta”, comemora Leite.

Essas e outras pesquisas e tecnologias ICL foram apresentadas na 27º Hortitec, que aconteceu de 22 a 24 de junho, em Holambra (SP).

Fotos: Wenderson Araujo – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil