Importância do manejo na construção do perfil do solo

As técnicas de manejo de sistemas de produção de grãos integram o boletim técnico ICL número 70, de janeiro de 2022. O artigo é assinado por Devison Souza Peixoto – consultor de Desenvolvimento de Mercado na Regional Sudoeste de Minas Gerais, da ICL América do Sul, engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com mestrado (UFRB) e doutorado (UFLA) em Ciência do Solo na linha de pesquisa em Manejo da Compactação do Solo em Sistemas de Produção.

A construção do perfil do solo é listada pelo engenheiro agrônomo como entre as técnicas que minoram ou corrigem a compactação do solo. Essa atividade “permite uma série de benefícios importantes para a resiliência e sustentabilidade do sistema produção, como altos teores de matéria orgânica; controle da acidez do solo e aumento dos teores de Ca e Mg em superfície e subsuperfície; maior capacidade de retenção de água disponível no solo; bom estabelecimento inicial das culturas; maior conteúdo de água em profundidade, reduzindo os impactos sobre os cultives em condições de veranicos ou déficit hídrico; e teores adequados de nutrientes para as exigências das culturas”.

Os benefícios, descreve Peixoto, também englobam a correção da fertilidade do solo, na implantação do sistema de produção recomenda-se fazer um diagnóstico de possíveis impedimentos físicos e realizar a mitigação do problema com métodos mecânicos, aproveitando que o solo já será mobilizado para incorporação dos corretivos e fertilizantes”.

A construção do perfil permite maior aprofundamento radicular, aumentando o volume de solo explorado pelas raízes para absorção de água e nutrientes, tornando o sistema mais produtivo e reduzindo os efeitos das condições climáticas. Além disso, solos com maior fertilidade tem maior potencial de mitigação dos efeitos adversos da compactação do solo, especialmente por favorecer o crescimento radicular e reduzir o impacto da compactação na absorção de nutrientes.

“Resultados têm mostrado que a prática da calagem para elevação dos valores de saturação por bases para níveis adequados é eficaz na prevenção da diminuição do comprimento radicular das culturas causadas por compactação”, comenta Peixoto, frisando que “o incremento do crescimento radicular pelo aumento do teor de Ca e P no solo foi observado para milho, independentemente da compactação do solo. Neste sentido, pesquisas mostram que o fósforo aplicado funcionou como fator de alívio da compactação do solo, resultando em uma maior produção para um mesmo grau de compactação”.

Outro aspecto importante descrito pelo consultor de Desenvolvimento de Mercado na Regional Sudoeste de Minas Gerais, da ICL América do Sul, relaciona-se ao uso de fertilizantes e bioestimulantes que melhoram o enraizamento e o equilíbrio hormonal das plantas, tornando-as mais tolerantes a estresses decorrentes da compactação do solo.

“A aplicação de extrato de algas de diferentes maneira, como tratamento de sementes, pulverização foliar e aplicação no solo afetam as culturas por aumentar o crescimento das plantas e o desenvolvimento das raízes, além do efeito na incorporação de nutrientes, fixação de flores e frutos, resistência a pragas e doenças e melhoria no manejo do estresse. A aplicação foliar de aminoácidos também têm sido uma boa estratégia de mitigação de estresses, pois aumenta a atividade das enzimas antioxidantes”, informa Peixoto.

Os efeitos deletérios da compactação do solo no desenvolvimento das raízes também podem ser reduzidos com o uso de elementos químicos que têm potencial de reduzir a produção de etileno pelas plantas, como Cobalto e Níquel. Esses elementos diminuem a atividade da enzima ACC-Oxidase, precursora na produção de etileno pelas plantas. No entanto – destaca Peixoto –, “plantas insensíveis ao etileno possuem maior enraizamento em solo compactado, sugerindo que o etileno é um sinalizador para redução do crescimento das raízes sob impedimento mecânico”.

Além disso, citando estudos diversos, Peixoto afirma que “o uso de fertilizantes nitrogenados de liberação gradual melhora o suprimento de N disponível no solo, o desenvolvimento do sistema radicular, a capacidade de absorção de nutrientes, além de tornar a senescência mais lenta e aumentar a resistência ao acamamento de plantas. Além disso, esses fertilizantes têm menor índice salino, reduzem o custo operacional e o amassamento de plantas por necessitarem apenas da aplicação de base”.

Tecnologias ICL

Polyblen consiste em fertilizante de solo, com grânulos constituídos de N e K, revestidos por uma camada de enxofre e polímeros, que utiliza a tecnologia de liberação gradual, que promove a nutrição continuada e aumenta a eficiência da adubação. Essa composição controla a entrada de água e a saída dos nutrientes, que é liberado de maneira constante e gradativa para o sistema radicular das plantas durante o ciclo da cultura.

Entre os benefícios estão:

  • Maior desenvolvimento do sistema radicular
  • Maior tolerância aos estresses
  • Maior eficiência quando comparado a adubos convencionais
  • Aplicação no sulco de plantio
  • Nutrientes disponíveis durante todo o ciclo da cultura
  • Produto de alta fluidez, sem risco de mela
  • Maior produtividade

UP! Seeds é um produto desenvolvido para proporcionar estímulos nutricionais e fisiológicos focado nos estádios iniciais da cultura, conferindo maior arranque com ganhos no enraizamento e estímulos à fixação biológica de nitrogênio em plantas leguminosas. Possui compatibilidade comprovada com inoculantes e outros biológicos, proporcionando a sobrevivência dos microrganismos.

Benefícios:

  • Sistema radicular profundo e mais desenvolvido, com maior tolerância a déficit hídrico e eficiência na absorção de nutrientes
  • Maior eficiência na absorção de nutrientes desde o processo de germinação
  • Facilidade operacional e distribuição uniforme sobre as sementes ou aplicação via jato dirigido
  • pH ideal, que favorece o estabelecimento das bactérias fixadoras de nitrogênio

Improver Max reúne em um único produto o equilíbrio entre os efeitos fisiológico e nutricional, sendo desenvolvido especialmente para gramíneas, afinal o sucesso da sua lavoura começa com a utilização de alta tecnologia no tratamento de sementes.

Benefícios:

  • Potencializa a expressão do vigor das sementes, com maior uniformidade no desenvolvimento inicial das plantas e perfilhamento
  • Promove maior desenvolvimento do sistema radicular
  • Aumenta a tolerância aos estresses