Cafeicultor aproveita entressafra do café para cultivar frutas exóticas

Tadeu Sequalini, produtor de café de Monte Belo (MG), investe na cultura da pitaya, fruta de origem mexicana conquistou o paladar dos brasileiros, e passou a agregar renda na entressafra do cafezal.

“Venho investindo em frutas exóticas para abastecer o mercado regional, primeiro foi a lixia que ja tem consumidor certo nas festas de fim de ano, agora estou bem satisfeito com a pitaya. este ano se não fosse a geada que atingiu uma parte boa do pomar, iriamos ter uma colheita bem maior. os frutos tem atingido um tamanho ideal para o padrão exigido pelo mercado . também conseguimos ter a variedade mais procurada que é a pitaya de polpa vermelha,” conta Sequalini.

Há no mercado três variedades, a amarela, a vermelha e a de polpa branca. A fruta está se popularizando por causa das suas propriedades nutricionais. Quem deseja entrar no mercado deve se informar, buscar boas mudas e saber que o manejo exige cuidados, afinal a planta é um cacto com bastante espinhos.

A colheita não é facil, os pés de pitaya possuem grandes espinhos, mas a caixa cheia tem destino certo: o mercado regional absorve a produção. na area plantada por Sequalini, o manejo, tratos culturais e colheita são feitos por ele. e essa é uma cultura que exige cuidados e observação na escolha do local para plantio, pois é muito sensível a geadas.

Texto e reportagem: Valéria Vilela