Sistemas de posicionamento em máquinas agrícolas otimizam custos e reduzem desperdício, garante fabricante mundial

Se você tem uma máquina ou equipamento agrícola com sistema de posicionamento, muito provavelmente a solução é da Trimble, empresa que tem como meta produzir tecnologia a ser embarcada nas principais marcas do setor, investindo continuamente em pesquisa e desenvolvimento voltados à agricultura.

São mais de 30 anos de presença na agricultura com soluções de posicionamento. O início é marcado por receptor de sinal de GPS e hoje, a ampla oferta desde a tela dos pilotos das máquinas agrícolas até os controladores que automatizam as máquinas no campo. A meta, como alerta José Carlos Bueno, diretor de Vendas para a América Latina, é sempre “trazer ao produtor soluções que aumentem a eficiência no uso dos insumos, por exemplo, que chegaram a aumentar três vezes seu valor, viabilizando a automação das máquinas como forma de reduzir o desperdício e ser mais eficiente nos custos”.

A probabilidade de uma propriedade contar com alguma solução da empresa é muito grande, afinal, a Trimble é parceria de muitas fábricas de máquinas e equipamentos para o agro e conta com rede de distribuição para venda direta, pois as soluções podem ser incorporadas pelo próprio distribuidor a qualquer máquina em operação na fazenda, independentemente da marca”, explica o diretor de Vendas para a América Latina, frisando que para a Trimble, o distribuidor também funciona como revenda, assistência técnica e suporte.

O mercado é crescente, afinal, como afirma Bueno, “a fazenda é cada vez mais uma fábrica de produção de soja, milho, café etc., inclusive para transformação de máquinas em uso há muitos anos em uma nova, de última geração”, garante Bueno exemplificando que se a máquina for mantida como indicado pelo fabricante, é viável até para aquelas que têm cerca de dez anos de operação, com custos viáveis, entre “5% a 20% do valor de uma máquina nova, dependendo da solução e da finalidade da máquina”. Outro beneficio, no caso de modernização da máquina, é o prazo de realização do trabalho: um dia, garante Bueno, ao qual soma o treinamento do operador, feito pelo distribuidor.

A automação, desse modo, está cada dia mais presente também na vida do médio e do pequeno produtor. “Os agricultores estão olhando a tecnologia como uma solução, não mais como custo. Estão conscientes de que as soluções dão qualidade à produção, porque transforma a máquina em uma fábrica”, comemora Bueno.

Esse novo olhar do produtor rural reflete-se diretamente nos resultados da Trible: no Brasil, ao redor de 50% do faturamento é originado na agricultura, enquanto em âmbito global esse valor é de cerca de 30%.

Foto: Trimble