Conab e Sebrae: acordo facilita acesso dos pequenos e microempreendedores ao Sistema de Comercialização

Fortalecer os pequenos agronegócios e gerar oportunidades no campo, ampliando o acesso dos pequenos e microempreendedores do agronegócio ao Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab por meio de ações de capacitação e assistência técnica e de gestão. Com esse objetivo, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram acordo de cooperação técnica para implementação de ações e iniciativas relativas ao uso e ao desenvolvimento de tecnologias para comercialização de produtos e serviços.

Por meio do acordo, será possível O sistema pode ser usado para produtos ligados à agricultura, tanto por órgãos públicos que necessitem adquirir alimentos quanto por particulares que tenham interesse em ofertar seus produtos, insumos ou serviços.

“Queremos expandir o acesso dos pequenos e microempreendedores ao Sistema de Comercialização da Conab, aumentando o número de seus fornecedores e melhorando os preços na aquisição de insumos; o que é positivo para toda a cadeia produtiva”, explica José Trabulo Júnior, diretor de Operações e Abastecimento da Conab.

O acordo de cooperação técnica também promove um canal de troca de experiências e informações entre instituições que atuam com foco na geração de negócios e novas oportunidades de acesso ao mercado.

A parceria foi publicada no Diário Oficial da União de 23 de dezembro de 2021.

Acordos semelhantes – Atualmente, a Conab possui acordos de cooperação técnica voltados para a comercialização com o Ministério da Justiça, para comercialização de ativos biológicos apreendidos, e com a Embrapa Cerrados, que disponibiliza grãos para venda pública. Parcerias como essas podem gerar ganhos negociais relevantes para o setor público, a exemplo da venda de café em 2019 – que teve incremento de 63,51%.

“Esperamos que essa parceria possa ampliar o uso da plataforma Leilão pra Você, e permitir que a Conab possa oferecer um serviço cada vez mais completo à sociedade”, conclui o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro.

Foto: Observatório do Terceiro Setor