Bioeconomia foi tema de debate no 6º CNMA, com representantes de diferentes elos da cadeia produtiva

A Bioeconomia – campo do conhecimento que oferece soluções sustentáveis para uma relação mais harmônica entre o progresso econômico e o meio ambiente – e suas implicações para o agronegócio foram discutidas durante mesa-redonda no primeiro dia do 6º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio – CNMA: 25 de outubro, às 11h.

Diante disso, os debates abordaram, entre outros assuntos, como os proprietários rurais, empresários e empreendedores podem se organizar financeiramente para avançar até uma gestão sustentável, além de discutir a sustentabilidade do ponto de vista econômico, sistemas de produção sustentáveis, o papel dos bancos como agentes de mudanças e apoios disponíveis como créditos e ativos verdes.

A moderação do painel foi feita pela comentarista de Economia e apresentadora na Jovem Pan e na TV Gazeta, Denise Campos de Toledo, que terá como convidados presidente-executivo do Conglomerado Financeiro Alfa, Fabio Amorosino; CEO do Banco XP, José Berenguer; presidente da Cooperativa Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP, Jaime Basso; Chief Commercial Officer of CME Group, Julie Winkler; diretor de Sustentabilidade Corporativa do Bradesco, Marcelo Pasquini; e diretor de Agronegócio do Itaú BBA, Pedro Fernandes.

Para Fabio Amorosino, o Brasil é o país com a biodiversidade mais representativa em todo o mundo, por isso é fundamental o debate entre diferentes lideranças da cadeia produtiva visando estudar formas de fomentar o agronegócio sustentável. “Acredito que a área financeira pode ser um indutor importante de práticas neste sentido. No Alfa, por exemplo, atuamos também por meio de iniciativas como a ‘Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura’, movimento multissetorial que tem como objetivo promover ações concretas para o enfrentamento dos desafios das mudanças climáticas e a construção de uma nova economia: sustentável e de baixo carbono”, detalha.

A Chief Commercial Officer of CME Group, Julie Winkler explica que a transição para zerar as emissões de gases de efeito estufa exigirá uma série de soluções criativas, incluindo inovações financeiras: “Como líderes no CME Group (Bolsa de Chicago), estamos comprometidos em desenvolver produtos e serviços que ajudem o mercado global a gerenciar melhor os riscos climáticos, ao mesmo tempo que ajudamos a apoiar a mudança para uma economia mais sustentável”.

O CNMA vai até o dia 27 de outubro, sempre das 9h às 13h30, em Digital Experience. Para mais informações ou para participar do 6º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, basta clicar neste link.

GestAgro 360° é parceiro de mídia do evento.