DRONESHOW – Resumo dos cinco dias com destaque para as apresentações sobre o agro

Realizado de 20 a 24 de setembro, totalmente on-line, o DroneShow 2021 reuniu, em 15 debates, mais de 50 palestrantes. A importância do agronegócio na economia nacional e no fornecimento de alimentos ao mundo ficou demonstrada na agenda dos dias 21 e 23, com temas relativos a Espaço Aéreo Brasileiro Rural e Drones na Agricultura. O evento reuniu fabricantes e importadores de drones, tecnologia embarcada, plataformas de processamento de dados, prestadores de serviços, startups, usuários públicos e privados dos dados, entre outros.

Saiba como foi cada dia, nos links abaixo. GestAgro 360° é parceiro de mídia do DroneShow2021.

Dentro da programação do evento volta ao agro, no dia 21 aconteceram os painéis Mobilidade Aérea no Campo e Penalidades para quem usa Drones fora da lei.

Mobilidade Aérea no Campo teve como painelistas Cap Jean Pierre de Castro Benevides e Cap Emerson Miranda, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA); Giovani Amianti, da XMobots; Gabriel Colle, do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag); e Ailton José Oliveira Junior, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O segundo painel, Penalidades para quem usa Drones fora da lei, foi apresentado por Roberta Fagundes Leal Andreoli, da Fenelon Advogados; e Thiago Cicogna, da Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

“No segundo dia da DroneShow, os destaques foram a inclusão na discussão do controle do espaço aéreo a aviação agrícola, que dividem o espaço aéreo com os drones no campo. Foi comentado também sobre as discussões entre DECEA, fabricantes de drones e instituições de ensino e pesquisa como o ITA na busca da melhor solução para um sistema UTM de controle do tráfego aéreo de baixa altitude no Brasil, tanto no campo como na cidade. No final da tarde, foram debatidas as diferentes sanções penais que estão previstas para quem opera drones fora da lei”, informa Emerson Granemann, CEO da MundoGEO e moderador dos painéis durante a DroneShow 2021.

O dia 23 de setembro também foi dedicado à agropecuária. O tema central Drones na Agricultura foi subdividido em três painéis. O primeiro, Regulamentação para Drones na Pulverização e Controle Biológico, teve a participação de Uellen Lisoski Duarte Colatto, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Lucas Florêncio, da AL Drones/ e Eugênio Schroder, da SC Agro. Este painel foi seguindo de Melhores Práticas na Pulverização e Controle Biológico com Drones apresentado por Andre Veiga, da ALSV Agro; Elton Brandão, da Super Importadora; e Lúcio André de Castro Jorge, da Embrapa Instrumentação. Encerrando o dia, foi enfatizado o tema Carlos Oliveira Junior, da Sensix; e Bruno Holtz Gemignani, da 3DGeo, trataram de Drones e Satélites Antes, Durante e Depois da Colheita.

Outros temas

20 de setembro: Mobilidade Aérea nas Cidades, que teve como debatedores André Arruda, da AL Drones; Cap Jean Pierre de Castro Benevides e Cap Emerson Miranda, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA); Roberto Honorato, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Samuel Salomão, da SpeedBird.Aero. O outro painel foi sobre Concessões Regulatórias do Mapeamento com Drones foi apresentada por Leonardo Ercolin Filho, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Danilo Rodrigues, da Geosurv; e Cel. Antonio Henrique Correia e Adalberto Rodrigues, do Ministério da Defesa.

Emerson Granemann comenta que, no primeiro dia, no painel sobre mobilidade aérea nas cidades, foi destacada “a necessidade da implementação em breve do sistema UTM para gerenciar, de forma automatizada, o controle do espaço aéreo que vai envolver drones, eVTOLs e helicópteros. Discutiu-se também a questão tecnológica e cultural da população em geral absorver cada vez mais a possibilidade de conviver com um ambiente futurista nos centros urbanos. No segundo painel, foram esclarecidas as recentes mudanças nos procedimentos no Ministério da Defesa para o registro das empresas que usam drones para realizar aerolevantamentos, com destaque para a necessidade da existência de um profissional habilitado para executar esta atividade”.

22 de setembro: Alta Precisão nos Aerolevantamentos com Drones esteve sob a responsabilidade de George Longhitano, da G-Drones; Rodrigo Eger, da Santiago & Cintra; e Manoel Silva Neto, da Droneng. O outro tema, Mapeamento com Drones e outros tipos de Levantamentos, foi apresentado por Danilo Rodrigues, da Geosurv Givanildo José Silva, da Topocart; e Ricardo Menocci, da Engemap. Encerrando o dia, Processamento e Sensores Embarcados teve como painelistas Erik de Badts da MicaSense; Lucas Mondadori, da Mappa; e Maurício Campiteli, da Santiago & Cintra.

“Neste terceiro dia da DroneShow foi destacado o avanço das tecnologias de processamento de dados e a miniaturização dos diversos tipos de sensores embarcados nos drones para mapeamento, além da redução dos pontos de controle necessários para fazer as correções dos produtos e complementariedade dos mapeamento por drones junto com levantamentos aerofotogramétricos por aviões tripulados. Em todas estas situações foi destacada a importância cada vez maior da presença de profissionais habilitados para planejar e acompanhar a execução das operações de coleta e processamento dos dados, bem como a validação dos produtos gerados”, explica Granemann.

24 de setembro: Regulamentação dos Drones para Inspeções, Drones no Monitoramento da Construção Civil, Desafios e Resultados do Uso de Drones em Áreas Confinadas foram os três painéis que encerraram o DroneShow 2021.

Regulamentação dos Drones para Inspeções e Monitoramento esteve a cargo de Andre Arruda, da AL Drones; Emilio Hoffmann, da H3 Dynamics; e Thiago Cicogna, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Drones no Monitoramento da Infraestrutura e Construção Civil teve apresentações de Gabriel Kuenzer, da 041Drone; Leandro Gastaldi, da VoeFuco Inspeções Aéreas; e Sergio Alves, da Embratop. Ao final, debate sobre Desafios e Resultados do Uso de Drones em Áreas Confinadas, com a presença de Antonio Martos, da Panorama.id; e Pierre Veradi Ramos, da xd4Solutions.

Imagem: TradeIndia