No dia 10 de agosto, houve a abertura oficial do XVIII Encontro e III Feira Nacional do Amendoim, reunindo representantes do agronegócio, integrantes do governo municipal e comissão organizadora. O evento consolida-se como referência na América Latina, pela qualidade técnica dos palestrantes, condução do Dia de Campo, além do estímulo à pesquisa, com a seleção de Trabalhos Técnico-Científicos de graduandos, pós-graduandos e pesquisadores reconhecidos. O formato on-line, pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia do novo coronavírus, foi responsável por facilitar o acesso de um público maior do Brasil e do Exterior.

A Feira do Amendoim foi até o dia 12 de agosto e comprova em números maior adesão de técnicos, estudantes e produtores. O número de inscritos dobrou de um ano para o outro e superou 1.400 pessoas cadastradas. As redes sociais e a plataforma digital juntas alcançaram, até o momento, 390 mil visualizações. Para o próximo ano, a expectativa é da realização do evento presencial, porém, com intensificação da plataforma digital, que contribuiu para o crescimento da iniciativa e para fazer com que o conteúdo técnico-científico chegasse de forma mais prática a todo o Brasil, além de países da América Latina, Estados Unidos e Europa.

O Prefeito de Jaboticabal, Emerson Camargo, falou da importância da cultura para a economia. “Hoje, o amendoim em Jaboticabal é responsável por gerar mais de 1.000 empregos diretos e mais de 4.000 empregos indiretos. Isso é o que faz com que a ciência, aliada à agricultura e ao trabalho, produza crescimento e desenvolvimento na cidade”, afirmou.

O presidente da Comissão Organizadora, Prof. Dr. Pedro Luís Alves, lembrou das conquistas que o Encontro Científico trouxe para a cadeia produtiva. “Estamos na décima oitava edição do Encontro sobre a Cultura do Amendoim e terceira edição da Feira. Esses eventos são importantes para todo o setor. São referência no Brasil e exterior, colocando nossas regiões produtoras no cenário internacional. São um fórum de discussão e já contribuíram para grandes conquistas, como a retomada da Câmara Setorial do Amendoim e a obtenção do título para Jaboticabal, de Capital do Amendoim no Estado de São Paulo. Mais recentemente, conseguimos o reconhecimento como Arranjo Produtivo Local do Agronegócio, um modelo que visa ao desenvolvimento dos elos da cadeia produtiva”, afirmou Prof. Pedro.

Sérgio de Souza Nakagi, presidente do Sindicato Rural de Jaboticabal, falou do papel do agricultor. “Eu quero agradecer todos os produtores rurais, pois não seria possível realizar nada disso se não fosse o campo, a lavoura, com nossos produtores que semeiam, cultivam, adubam, cuidam e colhem os bons frutos do seu negócio. O amendoim veio para agregar renda ao produtor de cana durante as reformas dos canaviais, mas hoje, transformou-se em uma cultura que gera empregos e divisas para o país.”

O coordenador do Dia de Campo, Prof. Dr. Luiz Fabiano Palaretti destacou o trabalho realizado pela equipe e empresas parceiras na montagem de 11 áreas de amendoim, em uma época totalmente atípica para o plantio. “Os produtores vão poder ver no Dia de Campo o resultado de muito esforço, além das principais tecnologias que foram embarcadas e que mostram como a cultura do amendoim, mesmo cultivado fora de época, responde a condições adversas.”

O GestAgro 360° é parceiro de mídia do evento.