Startup apresenta estudo sobre benefícios das abelhas na produtividade do café

A AgroBee, agritech voltada a promover a integração entre produtores rurais e criadores de abelhas, desenvolve um estudo inédito aplicado em uma fazenda de café e os resultados preliminares mostram que a polinização assistida inteligente das abelhas do mel aumenta a produtividade de lavoura de café em 20%, ampliando a produção em cerca de 12 sacas de café por hectare em comparação às áreas que não receberam as abelhas.

A pesquisa também sinaliza que a polinização inteligente assistida está contribuindo no aumento da qualidade e da pontuação do café em + 3 pontos dos grãos da área polinizada que marcaram 85 pontos versus 82 da área de controle, que são os locais da mesma propriedade que não receberam as abelhas da família Apis melífera.

De acordo com Diego Moure de Oliveira, pesquisador sênior da AgroBee, o estudo é inédito e está sendo feito em área de 6 hectares: “Estávamos aguardando ansiosamente os resultados do serviço aplicado na fazenda São Paulo localizada em Patrocínio/MG. Houve o aumento de 20% na produtividade, igual a 12 sacas de café a mais por hectare em comparação as áreas que não receberam as abelhas”. Outro ponto importante de ser ressaltado foi a melhoria na qualidade do grão: “Foi registrado aumento na pontuação do café de + 3 pontos dos grãos da área polinizada que marcaram 85 pontos versus 82 da área de controle, que são os locais da mesma propriedade que não receberam as abelhas”, explica Diego.

A tecnologia da AgroBee objetiva criar uma relação de ganhos mútuos, na promoção de uma agricultura sustentável e de preservação do meio ambiente. “No estudo dessa fazenda, também identificamos uma redução na pegada de carbono por tonelada de café produzida na propriedade de 0,99 toneladas/hectare/ano, redução de 1,9 milhões de litros/hectare/ano em consumo hídrico e -2,8 litros/hectares/ano em uso de defensivos”, completa. Além de aproximar cafeicultores e apicultores, a empresa também realiza todo o acompanhamento do processo desde a pré-polinização, preparo de plano para a propriedade, instalação das colmeias e mensuração de resultados.

“Desde a escolha do tipo de abelha adequada até a quantidade de colmeias necessárias para cada propriedade, nos baseamos em artigos e dados científicos. A AgroBee também atua em culturas como morango e abacate e apresentaram resultados em -77% de frutas com deformação, e +60% de produtividade, respectivamente”, esclarece Oliveira.

“Entendemos esse momento difícil que os produtores de café estão enfrentando com as geadas, e acreditamos que podemos ajudá-los a aumentar a qualidade e quantidade de grãos de cafés produzidos”, completa Guilherme Sousa, CEO da AgroBee.