Irrigação por gotejamento aumenta produtividade e qualidade do café conilon

Melhoria na qualidade de produção e aumento da produtividade, além da redução de riscos decorrentes das condições climáticas, são algumas das vantagens das tecnologias de irrigação de lavouras de café conilon, localizadas em áreas de baixas altitudes, temperaturas elevadas, com solos de baixa fertilidade e que sofrem constantemente com problemas de baixa oferta de água precisam de uma adubação equilibrada e correto manejo de água para melhoria da produtividade e da qualidade do produto.

“No entanto, para os produtores colherem bons resultados, devem ser adotadas técnicas de modo racional e criterioso. Grande parte da região que cultiva essa espécie tem como característica natural, invernos amenos e secos. Portanto, a ocorrência do déficit hídrico na fase que antecede o início da floração é bastante comum e pode comprometer a produtividade da cultura”, destaca o engenheiro agrônomo Elídio Torezani, diretor da Hydra Irrigações, lembrando que, diferentemente do café arábica, no conilon a irrigação deve ser mantida durante as fases de florada e frutificação.

“A irrigação por gotejamento vem se destacando, não somente pelo aumento expressivo de produtividade que alcança, mas também pela possibilidade de se fazer a nutrição das plantas através de um novo conceito de fertirrigação: a nutrirrigação. Trata-se de uma metodologia de nutrição em que se disponibiliza o nutriente que a planta necessita em seu momento fisiológico correto, respeitando a disponibilidade desses no ambiente radicular, junto com a água da irrigação”, explica Torezani.