Crise hídrica estimula planejamento na irrigação, recomenda professor da Unesp

Inteligência, planejamento e profissionais capacitados são fundamentais para combater a crise hídrica no País, afirma Fernando Braz Tangerino Hernandez, professor da Unesp de Ilha Solteira, no canal PodIrrigar.

Tangerino – que é Professor Titular de Irrigação e Drenagem da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, do Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural – ressalta que “investir em irrigação traz desenvolvimento socioeconômico e ambiental”, lembrando que o Brasil irriga pouco se comparado com países como Índia e China, que são grandes produtores mundiais de alimentos.

Neste momento, segundo ele, diversas ações estão sendo desenvolvidas com vistas a expandir a agricultura irrigada, o que é importante, pois “a falta de investimentos em sistemas de irrigação causa inúmeros riscos para o produtor. Ainda se perde muito por acreditar que a chuva virá na hora e quantidade adequadas. A escassez de chuva, como ocorrido em maio, comprometeu a recomposição do lençol freático e dos reservatórios para os diferentes usos, incluindo os sistemas de irrigação, situação que deve se agravar nos meses de agosto e setembro, quando a demanda por evapotranspiração atinge taxas mais altas”.

Orientando os produtores rurais, com a crise hídrica acentuada, a investir em irrigação, reforça que é imprescindível “o planejamento em estruturas de armazenamento e conservação da água na bacia hidrográfica, porque os custos não são baixos e o investimento requer uma série de técnicas de bom manejo para todos os tipos de cultura”.