Fabricante ressalta cuidados na operação de máquinas agrícolas

O crescimento do mercado de máquinas e implementos agrícolas, que, em 2021 deve computar faturamento 20% superior ao de 2020, de acordo com estimativas da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (CSMIA/Abimaq), assim como a presença crescente de máquinas e implementos nas atividades agrícolas no Brasil, leva fabricantes como a Agritech – indústria que integra o Grupo Stédile, resultado da cisão da Yanmar do Brasil e que engloba a empresa Agrale – a dedicar atenção especial a recomendações para melhor operação desses equipamentos, focando também na entrega técnica e no uso, pelo operador, do manual de instruções.

“Operar uma máquina agrícola, como os tratores, requer conhecimento técnico para manuseio dos comandos, rapidez para tomadas de decisão e capacidade para assimilar os recursos oferecidos pelo equipamento. É indispensável conhecer para saber fazer”, explica o coordenador de Pós-vendas da Agritech, Everton Fabiano Rodrigues. 

Por isso, essa indústria brasileira fabricante de tratores, microtratores e implementos agrícolas voltadas para a agricultura familiar entende a entrega técnica como etapa fundamental no processo de compra de uma máquina agrícola, pois tem o objetivo de apresentar o equipamento, suas funções e especificações (contidas no Manual de Instruções), de modo que o cliente tenha total conhecimento sobre sua nova aquisição, enfatizando a utilidade do produto mediante a atividade a ser desempenhada, além das informações necessárias para que ele possa utilizar o equipamento em sua totalidade, os comandos para acionamentos dos dispositivos e seus principais benefícios.

A maneira de realizar uma operação segura é um item que merece destaque na entrega técnica, pois a segurança é ponto fundamental nos tratores da Agritech, empresa pioneira na indústria brasileira ao fabricar máquinas voltadas especialmente para a agricultura familiar. “Nessa fase, o técnico apresentará os itens de segurança do trator, que são: cinto, que evita que o operador seja arremessado; o arco (EPC – Equipamento de Proteção no Capotamento), que diminui o impacto em um capotamento; e por fim, os faróis, lanternas, buzina e alarme sonoro que sinalizam a terceiros quando o trator estiver em movimento”, exemplifica Rodrigues.

Desde o preparo do solo até a colheita, passando pelo plantio e crescimento das culturas, os equipamentos estão presentes em todas as etapas da atividade agrícola. A correta utilização das máquinas ajudará o produtor a reduzir o custo de operação e aumentar a sua produtividade. “Além de apresentar os itens e procedimentos, a Entrega Técnica também mostra como as máquinas e implementos devem ser utilizados para a realidade do campo, como, por exemplo, o arco que na pulverização passa de alto para baixo, e no deslocamento em que o operador deverá ter a atenção de retornar ao modo inicial”, conta o coordenador de Pós-vendas da Agritech.

Com o objetivo de proteger e preservar a integridade física do trabalhador rural, durante a entrega técnica o técnico também orienta sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ao utilizar máquinas agrícolas, como o protetor auricular, os óculos de proteção e o calçado de segurança. De acordo com Rodrigues, “a abordagem de temas de segurança transmite ao proprietário confiança no produto e total tranquilidade na sua utilização, demonstrando a preocupação da empresa com o bem-estar do operador. Além disso, os nossos clientes podem contar com toda a equipe e estrutura da Agritech quando necessário”.

Manual de Instruções

O Manual de Instruções traz ao operador todas as informações necessárias sobre a máquina agrícola e sua correta utilização. Uma das etapas da Entrega Técnica é a apresentação desse Manual, quando o técnico explica sobre os itens de uso frequente e incentiva a consulta para a solução de dúvidas simples. No Manual, o cliente também tem acesso a itens esclarecedores e que prolongarão a vida útil do trator, como a Tabela de Manutenção Periódica, possíveis avarias e soluções, dicas de segurança e meio ambiente.

O cuidado com o Manual de Instruções garantirá sua conservação por mais tempo e permitirá que o operador possa consultá-lo facilmente. “É muito importante que o cliente conserve bem o Manual de Instruções, pois mais do que um conjunto de procedimentos, ele é uma ferramenta de grande valor, que oferece ao operador informações indispensáveis sobre o equipamento e sua utilização no dia a dia no campo”, finaliza o coordenador de Pós-vendas da Agritech.

Foto: Divulgação