Cresce número de agricultores brasileiro dispostos a adotar plataformas e canais digitais na gestão da propriedade

A edição 2021 da pesquisa “A mente do agricultor brasileiro na era digital”, realizada pela McKinsey & Company, em levantamento feito com cerca de 600 agricultores de todas as regiões do País, aponta que o uso de canais e plataformas digitais passou de 36% para 46% dos produtores, em 12 meses.

Dos produtores ouvidos, metade deles está disposta a experimentar essas novas tecnologias com base em um modelo de negócio, em que os ganhos de custo e/ou produtividade são compartilhados e vinculados ao desempenho da solução.

O Farmbox é uma das plataformas que contribuem para esse resultado e comprova a performance desse software de gestão de propriedades rurais, que teve um aumento de 35% na sua base ativa de clientes em 2020. A solução faz a completa de gestão de fazendas, compilando dados e informações de campo, tais como estoques de insumos; mapas de infestação de pragas; frequência de monitoramento de cada talhão; agenda de aplicações; pluviometria; previsão de colheita e de custos de produção, de produtividade e rentabilidade total ou por talhão, entre outros, para o planejamento completo de cada safra.

Resultados

O Grupo Ouro Verde produz soja e milho em Mato Grosso e é cliente do Farmbox há dois anos. De acordo com a coordenadora de gestão agrícola do Grupo, Mariana Silva, o Farmbox tornou-se uma ferramenta essencial para um bom desenvolvimento e planejamento de gestão no campo. “Me ajuda a programar e alinhar as atividades das pessoas que estão na fazenda, tanto com a data de aplicação como a de monitoramento e também o retorno do lançamento do trabalho deles, para eu poder fazer as análises e saber como está a fazenda mesmo quando não estou presente”, explica.

Mariana Silva conta que antes fazia a gestão com planilhas, mas não conseguia ver e saber exatamente o que estava acontecendo em tempo real. “Eu planejo a semana, daí hoje se o pessoal não sincronizar as informações no final do dia, eu vou saber que aconteceu alguma coisa na fazenda e o time não rodou. Antigamente com as planilhas eu não conseguia saber isso porque não tinha acesso a essas informações estando longe, então era bem desafiador.”

A coordenadora ressalta também que os históricos dos talhões são muito importantes, pois é possível comparar com as safras anteriores. “Por exemplo, com o atraso de chuva para o plantio em setembro eu consegui comparar com o setembro do ano passado. Na colheita desse ano que teve muita chuva, consegui comparar com o mesmo período do ano passado. Esse ano também tive alteração em alguns produtos de manejo e eu entrava no talhão do ano passado e pegava fotos e comparava com as fotos desse ano e muitos outros diversos dados”, orienta Mariana.

O retorno do investimento no Farmbox é certo, garante a coordenadora de gestão agrícola do Grupo Ouro Verde, ao afirmar que a ferramenta é útil por “evitar e prever problemas, além de conseguir agir o mais rápido possível, é fundamental para garantir a rentabilidade das fazendas.”