Produção pecuária no mundo mostra necessidade de grãos para alimentação de rebanhos

De acordo com os pesquisadores do CiCarne (Centro de Inteligência da Carne Bovina) da Embrapa, as previsões da produção mundial para 2024 mostram que três continentes têm tendência de crescimento (América do Sul, Ásia e África), três têm tendência de manutenção de sua produção (América do Norte, América Central e Oceania) e um tem tendência de diminuição (Europa).

Os países com maior produção de carne bovina e bubalina dos três continentes com potencial de crescimento foram analisados, o que evidenciou o aumento do protagonismo de países dos continentes asiático (crescimento de 49,9% na produção) e africano (aumento de 75,6% na produção).

Esses dados servem de alerta para a América do Sul (maior produtora mundial) e, em especial, para o Brasil, com possíveis reflexos nas quantidades exportadas, especialmente para o continente asiático.

Para alimentar todo esse rebanho, há grande necessidade de grãos, e o Brasil tem papel de destaque também nesse quesito.

O mapa abaixo resume estudo sobre o porte dos rebanhos mundiais, confirmando os dados do CiCanre sobre a posição brasileira. Publicado em 21 de abril de 2021 em (Farm) Animal Planet, esse mapa utiliza dados do Gridded Livestock of the World, a versão mais recente foi publicada em outubro de 2018. Os dados representam distribuições globais de gado em 2010. Os gráficos também utilizam os dados mais recentes da FAO, de 2017, obtidos diretamente da FAOSTAT. Mais detalhes sobre o conjunto de dados também estão disponíveis AQUI.

Foto de capa: Jose Morais Sarmento – Flickr