ESPECIAL – Colmeia Viva une-se à Citricultura Sustentável e promove treinamento gratuito

O Programa Colmeia Viva, do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), é apoiador do conjunto de ações do projeto “Citricultura Sustentável”, iniciativa do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), que incentiva a produção responsável de alimentos, equilibrando segurança alimentar e preservação ambiental nas regiões produtoras de citros.
Outra ação enfatizada pelo Colmeia Viva envolve treinamento em plataforma digital gratuita e com certificados sobre a relação sustentável entre agricultura, apicultura e defensivos agrícolas.

“Um dos pilares do Colmeia Viva é promover o uso correto de defensivos agrícolas, para a produção sustentável de alimentos, aliado à proteção das abelhas. Nossas ações dialogam com os princípios da citricultura sustentável, já que os pomares são beneficiados pela polinização das abelhas”, destaca Daniel Espanholeto, especialista em uso correto e seguro do Sindiveg e coordenador do Colmeia Viva.

Para o presidente do Fundecitrus, Lourival Carmo Monaco, a sustentabilidade é uma prática consolidada pelo setor citrícola, tanto pela conscientização sobre o tema quanto pelas exigências legais brasileiras e do mercado internacional. “O projeto ‘Citricultura Sustentável’ difunde as boas práticas agrícolas já adotadas e apoia pequenos e médios produtores”, diz Monaco.

Entre as primeiras ações do projeto “Citricultura Sustentável”, está uma série documental. Com o título “Água”, o conteúdo é dividido em cinco episódios. De acordo com o Fundecitrus, por meio de fontes respeitadas no universo científico e de histórias de pequenos e médios citricultores, o documentário trata da importância estratégica e econômica da água para a viabilidade da vida.

Treinamento gratuito

O programa Colmeia Viva disponibiliza treinamentos em seis módulos na plataforma digital gratuita e com certificados sobre a relação sustentável entre agricultura, apicultura e defensivos agrícolas.

“Essa iniciativa de disseminar informações de qualidade faz parte da construção de uma relação mais produtiva entre a agricultura e a apicultura. Queremos maximizar a proteção às abelhas, incentivando o diálogo entre apicultores e os agricultores, que dependem da utilização de insumos para a proteção das plantações contra pragas e doenças”, afirma o presidente do Sindiveg, Júlio Borges.

Os quatro primeiros módulos da plataforma discutem temas como complementariedade entre agricultura, apicultura e defensivos; boas práticas no uso de defensivos agrícolas para promoção de uma agricultura mais amigável as abelhas; boas práticas apícolas; e como aplicar defensivos agrícolas corretamente sem impacto às abelhas.

O quinto e o sexto módulos abordam a formalização da apicultura e a importância de aprender a cuidar e proteger as abelhas. “Estima-se que 35% da produção mundial de alimentos resulta de culturas dependentes da polinização animal, tornando essencial a relação saudável entre o uso de defensivos e a proteção às abelhas”, diz Daniel Espanholeto, especialista em uso correto e seguro do Sindiveg.

Coordenador do Colmeia Viva, Espanholeto explica que sem a polinização realizada por animais – categoria que inclui as abelhas –, as culturas dependentes podem ter perdas de 40% a 100% na produção. Entre essas culturas estão a maçã, o maracujá e a melancia, por exemplo. “Nosso treinamento à distância é uma importante ferramenta de conscientização, em benefício da produção de alimentos”, destaca.

Para conhecer a plataforma e se inscrever no curso, basta acessar este site. Ao final de cada módulo, será gerado um certificado de participação. “Tudo isso sem custos para os interessados, que não precisam ser atuantes no agronegócio. Gratuitamente, é possível realizar um treinamento de alta qualidade, sem precisar sair de casa”, finaliza o especialista.

Colmeia Viva – Integrado ao Sindiveg em 2021, o Colmeia Viva passou a ter o apoio das 26 empresas associadas à entidade, que representam 40% do mercado de defensivos agrícolas do Brasil. O programa nasceu da consciência em construir uma relação mais produtiva entre a apicultura e a agricultura, que depende da utilização de insumos para a proteção das plantações contra pragas e doenças

“O Colmeia Viva está empenhado em colaborar com a criação de mecanismos de regulamentação à proteção e segurança do meio ambiente e das abelhas. Essas ações contribuem para o desenvolvimento sustentável da agricultura e da apicultura”, ressalta Espanholeto. “Por meio da parceria com o Fundecitrus, disseminaremos ainda mais esses ideais tão importantes para o mundo mais responsável”.

Entre as principais ações desenvolvidas, o Colmeia Viva mantém um canal de atendimento (0800-771-8000) para esclarecer dúvidas e receber sugestões e comentários, além de ter um aplicativo que facilita a comunicação entre os diversos segmentos envolvidos e oferece treinamento on-line e com certificado, disponível aqui. Todos os serviços são gratuitos.