Compass Minerals investe em tecnologia para expandir desempenho dos negócios

A Compass Minerals investiu FR 1,5 milhão em tecnologia de virtualização para a modernização de data center e hiperconvergência, com foco na performance, inovação, flexibilização e segurança de dados. O projeto foi integralmente conduzido pela SoftwareONE, que ficou responsável pelo processo de implementação da solução de virtualização com a VMware, contemplando, além da matriz, as principais filiais da empresa, em Recife (PE) e São Paulo (SP).

Referência no desenvolvimento de soluções para nutrição e fisiologia de plantas e animais, a Compass Minerals também é destaque no setor de tratamento de águas, cloro, soda e insumos químicos para processos industriais. Com um escopo de trabalho volumoso, a empresa conta com diversas filiais para garantir o desenvolvimento do negócio, o que exige ferramentas atualizadas e tecnologia de ponta.

Neste contexto, os recursos que a empresa possuía, até então, não eram suficientes para suprir as necessidades do negócio, conforme explica Dennys Vieira, Solution Sales Specialist da SoftwareONE, empresa voltada à transformação digital por meio de soluções em nuvem. “A Compass Minerals contava com algumas ferramentas muito limitadas tecnicamente e que impactavam diretamente o negócio. Se acontecesse algum imprevisto e precisassem recuperar algum dado rapidamente, não seria possível devido aos poucos recursos que possuíam. O tempo de recuperação era muito alto”, explica Vieira.

Primeiros impactos da implementação da tecnologia de virtualização

De acordo com Vinicius Ribeiro, Gerente de TI da Compass Minerals, a SoftwareONE teve papel fundamental no desenvolvimento do projeto, que, além da atualização do Data Center, contou com a modernização e aplicação da hiperconvergência e substituição da virtualização. “Neste contexto, a SoftwareONE foi essencial naquilo que se refere a entender qual a ideia em termos de modernização, de arquitetura e desenvolvimento de workload, além de realizar todo o estudo de métricas de performance, volume, quantidade de licenças e distribuição geográfica para a implementação da solução de hiperconvergência e a substituição da ferramenta de virtualização da empresa”, comenta o executivo.

Neste sentido, os benefícios desta atualização tecnológica já são visíveis, principalmente, em relação à performance dos equipamentos e da equipe, como conta Ribeiro. “O que ficou muito claro desde o início são as melhorias em relação à performance de todos nossos servidores e todas nossas aplicações. O gerenciamento de recursos de hardware que temos hoje é muito mais otimizado e utilizado e a experiência com a ferramenta é muito mais forte, o que proporciona diversos recursos e tipos de estratégias que podemos adotar em nosso ambiente”, explica, garantindo que a curva de aprendizado foi muito rápida para o VMware e que o empenho da equipe e a facilidade de aprendizado em relação à ferramenta foram grandes diferenciais.

Para Vieira, um dos pontos positivos percebidos imediatamente foi a redução dos servidores, entregando o mesmo desempenho e com sobra de recursos. “Inicialmente, tínhamos um cenário com seis servidores responsáveis pelo suporte do workload. Com este novo ambiente, conseguimos reduzir para quatro e redistribuir essas ferramentas para as outras filiais da empresa, aproveitando o investimento, garantindo excelente desempenho para a carga de trabalho e, ainda, possibilitando o crescimento para demandas que possam surgir”, pontua.

Todo o processo de atualização digital da Compass Minerals contou com três etapas divididas pontualmente para o procedimento exato em cada uma destas fases: licenciamento, hardware e implementação do VMware.

O volume de usuários beneficiados pela atualização da ferramenta é de aproximadamente 1,2 mil e o impacto da implementação da virtualização pelo VMware pode ser sentido em todos os ambientes da empresa, conforme explica Vinicius. “O impacto é geral. Podemos trabalhar a base inteira com a solução, em todos os ambientes, sejam remotos ou presenciais”.

Soluções inteligentes para o futuro – Para Vieira, existem inúmeras possibilidades de expansão do projeto, o momento é de analisar as features e as soluções que podem ser utilizadas futuramente: “Existem várias possibilidades de configurações na ferramenta, como updates. No passado, as prioridades eram modernizar e flexibilizar o ambiente, trazendo mais agilidade e segurança para o negócio. Com a aplicação desta nova tecnologia, a empresa precisa sentir e entender quais as verticais que devem ser priorizadas para que possamos entregar soluções inteligentes para o negócio”.

Foto: Divulgação