Aprendizados adquiridos na pandemia serão fundamentais para o futuro da cadeia do trigo mundial

Nas últimas semanas, o mercado repercutiu assuntos que tem o trigo como tema, fator que reforça a importância do grão desde o campo até a mesa dos brasileiros. Buscando reunir toda a cadeia do cereal, no Brasil e no mundo para debater as oportunidades e desafios a Associação Brasileira da Indústria do Trigo – Abitrigo, promove no dia 25 de novembro, das 9h às 12h30, a 27ª edição do Congresso Internacional da Indústria do Trigo, que neste ano, por conta da pandemia, será on-line e gratuita.

O evento, que tem como principal objetivo contribuir para o fortalecimento e crescimento do setor tem um desafio a mais neste ano: discutir a crise gerada pela pandemia da Covid-19, seus impactos no consumo e as perspectivas do setor para a retomada da economia.

“Neste ano o evento terá como tema central ‘Mudanças Recentes e o Futuro’, pois entendemos que é importante olharmos para os aprendizados conquistados ao longo deste ano e a partir deles traçar os objetivos e estratégias para os desafios que estão por vir”, destaca o presidente-executivo da Abitrigo, Rubens Barbosa.

A palestra inaugural do Congresso será ministrada pela economista, pesquisadora do Peterson Institute for International Economics, professora da SAIS/John Hopkins University Washington, Monica de Bolle, que apresentará o atual cenário do setor, abordando as perspectivas econômicas mundiais e para o Brasil, no pós-pandemia.

Com o tema central “Panorama Econômico e Tributário”, a palestrante pretende atualizar os participantes sobre a questão da reforma tributária brasileira, bem como os possíveis impactos da geopolítica e o comércio internacional para o Brasil. Outros assuntos como logística, investimentos e questões ambientais também serão abordados pela palestrante.

Seguindo a programação, o jornalista William Waack será o moderador do painel ‘A Dinâmica do Mercado do Trigo’, que contará com um depoimento do presidente honorário da European Flour Millers , Bernard Valluis e a presença dos debatedores: Rogério Trannin de Mello, diretor comercial da Coamo Agroindustrial Cooperativa, representando o mercado nacional; Edson Csipai, executivo do Negócio Trigo na Bunge, que falará sobre mercado internacional e isenções tarifárias e Luiz Henrique Baldez, presidente da Associação Nacional dos Usuários de Transporte de Carga – ANUT, que abordará os temas logística e infraestrutura.

Ainda sobre a moderação de Waack, o segundo painel do dia abordará ‘A Gestão da Indústria do Trigo’. O CEO Global da JBS, Gilberto Tomazoni fará um depoimento que será seguido pelo debate, com a presença do Global Principal Application Scientist, Enzymes DuPont Health & Bioscience Eduardo Pimentel Junior, que abordará as tendências do mercado de farinhas e derivados; a diretora de Relações Institucionais da Confederação Nacional da Indústria – CNI, Mônica Messenberg, que falará sobre a interferência do governo na atividade empresarial e por fim, o tema rentabilidade, desempenho e inovação da indústria, que será tratado por José Honório Tofoli, presidente da J. Macedo.

A edição deste ano do Congresso será promovida em três idiomas e poderá ser acompanhada virtualmente por pessoas de todo o mundo. Dentre o público esperado estão executivos e empresários dos principais setores envolvidos na produção, moagem e derivados do grão.

Para mais informações e inscrições para o Congresso do Trigo, acesse.

GestAgro 360° é parceiro de mídia do evento.