Tecnologia eleva eficiência operacional e permite controle das lavouras de maneira cada vez mais remota

A a pandemia causada pela Covid-19, também afetou o mercado do agronegócio com as regras de distanciamento social, pois técnicos e funcionários que antes se deslocavam ao campo para ações específicas nas lavouras, tiveram que se adaptar ao acompanhamento remoto. Porém, nem todos estavam preparados tecnologicamente para tais mudanças.

Diante do momento único vivido pelo Brasil e, também, no agronegócio mundial, a Agritask, empresa israelense que desenvolveu uma plataforma de gestão agronômica e operacional, deu suporte para a manutenção das fazendas mesmo que à distância.

Sem uma ferramenta de tecnologia, seria praticamente impossível gerir todo o processo de produção do campo e manter as cadeias produtivas e o contato com clientes e fornecedores.

Por meio dessa plataforma, a Agritask disponibiliza a seus clientes inúmeras funcionalidades desde a execução em campo até a gestão remota, e as integra com tecnologias externas utilizadas na agricultura, permitindo assim automatizar a operação, aprimorar a gestão e controle das atividades, identificar oportunidades de redução de custos e elevar a produtividade da lavoura.

As soluções apresentadas atuam em todo o ciclo produtivo, trazendo mais qualidade nas métricas e permitindo uma tomada de decisão rápida e confiável mesmo para quem está a milhares de quilômetros da fazenda, o que faz toda a diferença.

Na prática, a ferramenta promove a melhoria de eficiência das fazendas, ajudando um produtor, por exemplo, a monitorar os problemas do campo e acompanhá-los com indicadores inteligentes. 

Os principais benefícios de curto prazo percebidos pelo produtor estão na diminuição do uso de defensivos agrícolas e na redução de ineficiências operacionais que comprometem a produtividade da lavoura, como fertilidade do solo, falhas de plantio, má qualidade de execução de operações mecanizadas e planejamento de atividades sem observância do clima com impacto no crescimento das plantas.

Para empresas que possuem escritórios distantes ou a sede administrativa a dezenas ou centenas de quilômetros de uma área de produção, o acompanhamento remoto por meio de uma única plataforma que oferece gestão de todo o ciclo de produção – uma espécie de “sala de comando” – é um serviço essencial.

É o caso da Agropecuária Fazenda Brasil (AFB) que utiliza a ferramenta há alguns anos e possui três fazendas de produção agrícola distribuídas na região do Vale do Araguaia (MT).

Para o engenheiro agrônomo e gerente geral da AFB, Handerson Paulo da Cruz, os resultados com a tecnologia oferecida pela plataforma são significativos. “Utilizamos a Agritask em nossos cultivos de soja, milho, algodão e feijão. Ao longo destes anos de parceria, já concluímos que a ferramenta nos traz bons resultados com o auxílio na tomada de decisão proporcionando economia e uso eficiente de insumos, e, consequentemente, o aumento de produtividade em nossos campos. As funcionalidades são de fácil utilização, tanto por nossos colaboradores técnicos de campo, quanto pelos nossos gerentes nas fazendas”, explica.

“O grande diferencial da Agritask no campo, principalmente nessa época inesperada de pandemia causada pela Covid-19, é que tanto eu como gestor da agricultura do grupo AFB quanto nossa diretoria pode acompanhar à distância o que está acontecendo em nossas fazendas e talhões, auxiliando e compartilhando as informações e decisões planejadas e/ou executadas”, complementa Handerson Cruz.

É importante destacar que ao contrário da crise econômica gerada pela pandemia, o país terá safra recorde de grãos em 2020, projetada em torno de 250 milhões de toneladas.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela consultoria global de gestão e estratégia Boston Consulting Group, 45% dos agricultores brasileiros afirmaram que planejam investir mais em automação e sensoriamento remoto depois que a pandemia passar.

Soluções para seguradorasMesmo diante da crise, a Agritask dobrou seu crescimento nos últimos seis meses. Em um outro exemplo com a Swiss Re Corporate Solutions, um de seus principais clientes do setor de seguros agrícolas, a empresa auxiliou no monitoramento de 90.000 hectares, permitindo uma redução de 60% no número de técnicos a campo e mantendo a eficiência no controle de risco.

“Considerando os impactos, limitações e desafios que a pandemia de Covid-19 trouxe às seguradoras, a parceria com a Agritask foi um valioso suporte para a gestão e avaliação da carteira de seguros de milho 2ª safra. Os dados fornecidos nos possibilitaram um novo entendimento sobre a situação dos riscos, permitindo novas tomadas de decisões, mesmo sem a tradicional vistoria de campo realizada por peritos”, explica Danilo Jacomini, subscritor de riscos da Swiss Re.

Vale enfatizar que no campo, os riscos climáticos podem ser altos, como no recente caso dos ciclones presenciados no Rio Grande do Sul este ano e que afetaram algumas lavouras. 

Assim, pequenos e médios produtores dependem do seguro agrícola para se protegerem contra intempéries. Por outro lado, as seguradoras precisam garantir o controle das informações e dados obtidos no campo.

Essa garantia, na maioria das vezes depende da avaliação de riscos, que em tempos de distanciamento social, são mais difíceis de serem identificados sem a visita técnica.

Atuando com força nesse segmento, a Agritask vem investindo constantemente em novas tecnologias para aprimorar os parâmetros que medem os riscos existentes nos campos.

A plataforma oferece o mapeamento das fazendas com monitoramento em tempo real e algoritmos próprios baseados no sensoriamento remoto, acessados de qualquer local do mundo, acompanhando, por exemplo, a saúde das culturas e a avaliação de danos após eventos climáticos.

Desta forma, uma seguradora tem todas as informações necessárias para compreender o risco de cada região e produtor, podendo fazê-lo praticamente sem a necessidade de um acesso direto ao campo, apenas por meio de cruzamento de dados históricos, imagens e algoritmos de avaliação.

São inúmeros os fatores que influenciam na administração e financiamento dos agricultores, e o seguro agrícola personalizado tem o potencial de ser a nova arma da seguradora contra as oscilações climáticas. 

Com a alternativa apresentada pela Agritask, as seguradoras conseguem selecionar o risco de maneira remota com melhor qualidade de informação e precificá-lo de forma mais justa e personalizada para o produtor. 

As despesas administrativas podem também ser otimizadas, pois as apólices são monitoradas remotamente, deixando eventuais inspeções de campo com uso do aplicativo – também oferecido pela empresa no serviço – para casos que realmente são necessários.

Prevenção de alta precisãoA Agritask vem oferecendo soluções mais assertivas para os produtores na tomada de decisões, orientadas a partir de diversas fontes de dados coletadas no campo, incluindo imagens das regiões de plantio.

Pelo fato de ser uma ferramenta que integra diversas funcionalidades em apenas uma única plataforma, o produtor consegue extrair mais inteligência e melhor qualidade de informação para a gestão do campo.

Trata-se de um trabalho que a empresa vem realizando com um modelo de produção digitalizado, visando garantir a boa condução das lavouras assim como minimizar possíveis problemas no campo, atuando com antecedência, reduzindo perdas e aumentando a produtividade.

De acordo com o VP Global de Vendas da Agritask, Amir Szuster, “as funcionalidades oferecidas pela ferramenta permitem que diferentes empresas do agronegócio possam finalmente integrar diversas tecnologias de agricultura de precisão em uma única plataforma, capaz de transformar dados em informação para uma melhor tomada de decisões, mesmo com a redução de acesso direto às fazendas em tempos de pandemia”.