A cultura do algodão é dependente do perfil do solo e da tecnologia

O algodão necessita de solos de média a alta fertilidade por se tratar de uma cultura de alta exigência nutricional. Além disso, o clima e a tecnologia ajudam a manter o nível de produtividade. Essa cultura exigente, em um ano atípico como este, em que a conjuntura global reduziu o consumo, pressionando os preços para baixo, os produtores têm necessidade de aumentar a produção com total controle dos custos, investindo o minimo possível.

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sinalizam que a produção da pluma está estimada em 2,88 milhões de toneladas na safra 2019-2020, com alta de 3,6% em comparação com o mesmo período anterior. Além disso, a área cresceu de 3,3%, para 1,67 milhão de hectares e a produtividade média deve apresentar leve aumento de 0,3%. A produção da pluma está estimada em 563 mil toneladas: queda de 5,7%.

Analisando o cenário atual e o que se desenha, Samuel Guerreiro, diretor técnico da Brandt, fornecedora global de fertilizantes foliares especiais, o solo é o principal pilar para se obter alta produtividade: “Primeiramente, é preciso que o solo esteja corrigido sem impedimentos físicos e/ou químicos para que as raízes possam se desenvolver livremente em busca de água e nutrientes, além de formar protocooperações com a microbiota do solo. Para isso, precisamos trabalhar o que chamamos de perfil de solo, que nada mais é que essa correção do solo até maiores profundidades e não apenas nos primeiros 20 e 30 cm”, alerta.

Os produtores, por sua vez, de acordo com Guerreiro, “precisam fazer os investimentos corretos que proporcionam produtividade e qualidade. Para isso, o manejo de problemas fitossanitários deve ser feito no timing correto e com a máxima performance, ou seja, eliminado qualquer influência que possa reduzir sua eficiência, como perdas durante a aplicação (deriva, reação de tanque indesejada, espuma, má cobertura foliar, não atingimento do alvo, etc), além de investir de forma correta na nutrição de plantas, focando em produtos modernos, que realmente suprem as demandas das plantas, tanto via solo quanto via foliar”.