ENTREVISTA – Melhorar plantabilidade das sementes e levar nutrientes essenciais ao desenvolvimento inicial do milho: objetivos de nova solução em nutrição

A Compass Minerals – Plant Nutrition, unidade de negócios da Compass Minerals, está disponibilizando aos produtores brasileiros, a partir deste ano safra 2020/2021, o Nutriflow, tecnologia desenvolvida especificamente para a cultura do milho, que, em 2019, ganhou o prêmio de solução mais inovadora pelo AGPro Reader´s Choice. Substituto do grafite, fornece nutrientes importantes para o desenvolvimento inicial das plantas e é aplicado diretamente na caixa da plantadeira.

Esse produto soma-se a outros 16 lançamentos feitos pela empresa nos últimos cinco anos. Essas tecnologias são viabilizadas por investimentos anuais de R$ 16,5 milhões em pesquisa e desenvolvimento de produtos, pelo time de profissionais altamente especializados, graduados em diversas universidades reconhecidas mundialmente ligadas à nutrição e fisiologia de plantas e que trabalham em constante parceria com consultores e profissionais dos mais renomados institutos, assim como às pesquisas realizadas no Centro de Inovação (Innovation Center) situado em Iracemápolis (SP).

Nesta entrevista, Ithamar Prada – diretor de Marketing e Inovação da Compass Minerals, engenheiro agrônomo pela Esalq/USP e mestre em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – fala sobre o produto e seus benefícios.  O lançamento aconteceu durante a 8ª edição do NutriExperts, evento anual voltado a consultores agronômicos de todo o País, e que neste ano, devido à pandemia, foi realizado on-line, nos dias 16 e 17 de julho, das 8h às 17h.

Confira e boa leitura!

O que a falta de nutrientes acarreta à cultura do milho?

A falta de nutrientes durante o período vegetativo pode acarretar menor desenvolvimento das plantas (raízes e parte aérea), comprometimento do metabolismo das plantas e menor acúmulo de massa seca e fotoassimilados de reserva. Já no período reprodutivo, pode-se ter alta esterilidade de plantas, mau desenvolvimento de espiga, baixo peso de grãos e, por consequência, menor produtividade.

Quais os diferenciais do Nutriflow?

A solução foi desenvolvida especificamente para a cultura do milho e traz um novo conceito em nutrição, inaugurando uma categoria, pois, além de agir melhorando a fluidez e a plantabilidade das sementes, o produto traz nutrientes essenciais ao desenvolvimento inicial do milho. O Nutriflow permite o fornecimento de nutrientes associado com a facilidade operacional, pelo fato de a aplicação ser realizada diretamente na caixa de plantio. Não há nenhum produto similar no Brasil hoje. O mais utilizado para melhorar a fluidez das sementes é o grafite, que não traz benefícios agronômicos para as sementes.

Quais os principais componentes do produto?

Em sua composição entra Fósforo, Manganês e Zinco. O Fósforo armazena e transfere energia, atuando na formação de açúcares; estimula o desenvolvimento radicular, resistência mecânica do caule e maior produção de massa seca. Já o Zinco, que é o componente de várias enzimas, atua na formação de auxinas, influencia o aumento de massa seca de raízes e parte aérea e mantém a estrutura e a integridade da membrana, controlando sua permeabilidade (proteção contra vários patógenos). Por sua vez, o Manganês, essencial na síntese da clorofila, acelera o processo de germinação e aumenta a resistência das plantas à seca, beneficiando o sistema radicular.

Quais os principais benefícios proporcionados pelo produto?

Os estágios iniciais do crescimento das culturas são essenciais para garantir um rendimento bem-sucedido. Por isso, o fornecimento de nutrição adequada às sementes garante a disponibilidade de nutrientes no início do ciclo de vida de uma planta. Na fase da germinação, a semente absorve cerca de 30% a 35% de seu peso em água e nutrientes, assim é muito importante que eles estejam à disposição. A emergência rápida e uniforme das plântulas é de extrema importância para a cultura do milho.

Além disso, o tamanho do sistema radicular é muito importante para a absorção de água e nutrientes minerais. Considerando-se uma média de trabalhos a campo e pesquisa, Nutriflow representou um acréscimo de 30,2% em volume de raízes, o que traz maior absorção de água e nutrientes e maior tolerância a veranicos.

Na parte aérea, considerando-se uma média de trabalhos a campo e pesquisa, o produto representou um acréscimo de + 26,2% em volume, o que ocasiona maior fotossíntese, maior acúmulo de fotoassimilados (produto da fotossíntese, energia responsável pelo crescimento e desenvolvimento das plantas) e colmos mais resistentes.

A uniformidade de plantio associada ao fornecimento nutricional irão promover o melhor desenvolvimento do sistema radicular e parte aérea das plantas, tornando-as mais vigorosas e com maior acúmulo de fotoassimilados no colmo, os quais serão utilizados, sobretudo em situações de estresses (hídrico, temperatura, nebulosidade, ataque de pragas etc), como matéria-prima para o enchimento de grãos. Todos esses benefícios se traduzirão em redução da suscetibilidade a estresses e acamamento e, também, em maior produtividade.

Qual a recomendação de aplicação?

Que ele seja aplicado nas sementes diretamente na caixa da plantadeira, para que haja a melhoria na plantabilidade e o efeito nutricional desde o início do desenvolvimento das plantas, favorecendo o maior desenvolvimento do sistema radicular e parte aérea, aumentando a absorção de água e nutrientes, e a capacidade fotossintética, além de reduzir a suscetibilidade a estresses e a possibilidade de acamamento.

Mas não poderia ser aplicado sem a plantadeira, logo após o plantio?

A aplicação do Nutriflow diretamente nas sementes permite melhor aproveitamento dos nutrientes na fase de germinação e emergência, quando as plântulas ainda não desenvolveram raízes o suficiente para captação desses nutrientes no solo. A aplicação após o plantio implica no distanciamento desses nutrientes da semente nessa fase inicial, além de não propiciar o benefício da melhor plantabilidade, um dos atributos do produto. NutriFlow é parte do manejo nutricional, que deve iniciar com aplicação de corretivos, nutrientes via solo, passando por nutrientes via sementes e concluindo com a nutrição via folha. Por este motivo, recomendamos aos produtores rurais o uso do Programa Nutricional Supera, que apresenta uma visão integrada e holística da nutrição e fisiologia de plantas.