ESPECIAL – Plataforma de interação une real ao virtual

Após uma década de investimentos em tecnologia embarcada e conectividade entre máquinas e equipamentos, a John Deere ingressa em nova etapa dessa jornada de transformação digital, criando uma nova forma de se interagir com seus clientes, unindo-os aos concessionários e aos funcionários da empresa. John Deere Conecta é a plataforma que possibilita esse relacionamento.

O lançamento desse hub digital de conteúdo foi feito por Paulo Hermann, presidente da empresa no Brasil, e por Cristina Correa, diretor de Marketing para a América Latina, durante coletiva virtual com a imprensa especializada, realizada na manhã de 18 de maio de 2020.

Segundo Hermann, o lançamento do projeto do John Deere Conecta foi antecipado devido à Covid-19 e é convergente com o fato de que “a conectividade vai ter um grande impulso com a geração que hoje está no campo. A idade média do agricultor brasileiro é 45 anos, sendo que em algumas regiões, chega a 36 anos. Esses produtores vão acelerar o processo, uma vez que já estão preparados para a inovação”, independentemente do porte da propriedade agrícola, pois, “para o pequeno produtor, a questão não é a tecnologia, mas o que ele faz com ela, ou seja, não existe distinção de tecnologia para o grande ou o pequeno produtor”.

Nesse cenário, mesmo ainda com alguns desafios estruturais no País, “as máquinas estão mais intuitivas e, quando somadas ao conhecimento do cliente, trazem um grande ganho de produtividade e economia”, constata o presidente da John Deere, sempre buscando avançar e se aproximar das novas gerações no campo.

“O John Deere Conecta combina o virtual com o real, onde o cliente interage com todo o ecossistema John Deere e tem acesso às melhores condições de compras e conversa com seu concessionário direto de seu computador ou celular”, resume Correa, explicando que “a plataforma inédita permite ao cliente fazer um tour entre produtos e soluções, além de contar com todo o suporte dos concessionários e especialistas da companhia. O ambiente digital será uma vitrine da empresa e apresentará tendências, máquinas e serviços. O canal também terá palestras de especialistas e conteúdos em vídeo”.

O hub pode ser acessado pela internet e pelo aplicativo exclusivo, disponível para Android e IoS. “O ambiente virtual se assemelha a um pavilhão de exposições e é dividido em quatro ambientes: Máquinas, Pós-venda, Agricultura de Precisão e Informações sobre a empresa, além de contar com um chat para contato com concessionários, consulta de soluções financeiras como o Banco e o Consórcio John Deere e acesso a cupons de descontos”, detalha Correia, frisando que “cada produto contará com informações técnicas,vídeos de especialistas e ofertas promocionais quando vigentes”.

A evolução da plataforma já está prevista: em breve, as máquinas terão imagens de realidade aumentada e o cliente terá visão de dentro da cabine. Os visitantes também poderão acessar uma agenda de palestras, lives e reuniões virtuais.

Evolução ao longo dos anos

Resumindo o processo iniciado há dez anos, Hermann citou a inserção, nas máquinas, de piloto automático, GPS, conectividade via satélite, desenvolvimento do John Deere Link, que permite interação remota com as máquinas, inclusive corrigindo funções e regulagens. Um novo passo foi dado em 2017, como resultado de acordo com a Trópico para construção de infraestrutura de comunicação no campo, dentro do projeto Conectividade Rural. Em seguida, ao longo de 15 meses, a empresa implementou 30 centros de suporte a operações para monitorar as máquinas ininterruptamente 24 x 7. Essa etapa foi finalizada, entre outros ações, com a criação de curso superior de tecnologia em agrocomputação em parceria com a Fatec e Senai MT, além de criação do Centro de Agricultura de Precisão e Inovação, em Campinas (SP)


A iniciativa reforça a relação de confiança e credibilidade da marca com o agronegócio e o setor de infraestrutura. “O nosso ecossistema tecnológico é cada vez mais inteligente e avançado”, pontua Herrmann, citando os planos alinhados: O próximo passo da companhia é evoluir para o conceito “Ecossistema John Deere”: a inteligência gerada por cada item do sistema integrado via nuvem. A partir daí, todas as pontas da equação ganham em conhecimento, análise e disponibilidade no campo, uma vez que falhas, condições adversas e condições favoráveis para melhor performance são aprendidas, antecipadas e resolvidas.

Neste ecossistema, além do benefício das integrações entre máquinas John Deere (hardwares e softwares) que por si só geram mais produtividade, seus dados se consolidam no Centro de Operações, onde se analisam e processam os melhores cenários para a execução das operações, inclusive com a conexão de outras plataformas e profissionais autorizados, que podem aportar dados importantes para a atividade, como prescrições mecânicas, operacionais e agronômicas.

As vantagens de ter seus hectares conectados vão além do apoio especializado que a rede John Deere pode realizar: chega na conexão das máquinas (Iot) e o aprendizado gerado em cada operação e cada safra. Assim, a operação completamente conectada evolui à medida que aprende quais são os melhores caminhos para a produtividade.