Criação de plataforma tecnológica para o setor agro é intenção do 10b Livestock

Fundo de investimento focado em empresas da nova economia do setor pecuário, gerido pela SK Tarpon, o 10b Livestock anunciou investimento na Ideagri, desenvolvedora de software de gestão financeira e zootécnica para fazendas agropecuárias de leite e corte, juntando-se aos Grupos Linkcom e Rehagro, sócios fundadores da empresa. Esse é o segundo investimento do fundo no setor desde novembro de 2019, quando anunciou aporte semelhante na empresa OnFarm, de Pirassununga (SP).

Com o investimento na Ideagri, o 10b Livestock reforça a visão de que a indústria agropecuária deverá passar por um grande ajuste de produtividade nos próximos anos, pois ao mesmo tempo em que a demanda por alimentos deve continuar forte por conta do crescimento populacional, crescerão as pressões pela agropecuária sustentável e mais lucrativa.

Os valores da transação e o percentual das ações adquiridas não foram divulgados. O comando do dia a dia da Ideagri permanece com a atual direção da empresa.

Lado a lado com o produtor – Com sede em Belo Horizonte (MG), a Ideagri possui, em carteira, quase 5.000 fazendas de gado de leite e de corte do Brasil. No setor do leite, a Ideagri é líder no mercado, com mais de 50% dos top 100 produtores desse segmento no país. A empresa é responsável pelo Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB), uma referência na medição da produtividade do setor leiteiro nacional. Fundada há 12 anos, a Ideagri tem um terço de seus funcionários alocados na área de desenvolvimento e inovação.

“O desafio será produzir mais e melhor, sem aumentar o uso do espaço ocupado e dos recursos existentes, e sem renunciar às margens, o que só será possível com o uso da tecnologia”, diz Pedro Peixoto, do 10b Livestock. Segundo ele, essa exigência já existe e vai se tornar cada vez mais presente, especialmente em um mundo pós-coronavírus, onde a relação do pecuarista com a tecnologia tende a ser aprimorada: “Investir na Ideagri significa dar um passo importante na criação de uma plataforma tecnológica que estará lado a lado com o produtor nessa nova fase.”

A OnFarm, de Pirassununga (SP), que recebeu investimento semelhante do 10b Livestock criou um sistema de detecção de mastite bovina (infecção no úbere e tetos das vacas), cujo diagnóstico pode ser feito na própria fazenda, o que acelera a tomada de decisões acerca do tratamento e melhora as chances do produtor manter sua produção estável. Desde o investimento, a OnFarm quadruplicou o número de clientes e hoje está presente em mais de 600 fazendas de leite no Brasil.

Proteção aos pequenos pecuaristas – A Ideagri revelou que lançará a campanha “Proteger o leite é proteger a vida”, por meio da qual disponibilizará ao mercado o software gratuito Techmilk, para gestão de pequenas e médias fazendas de leite com até 200 animais no rebanho. O lançamento do Techmilk está previsto para o dia 4 de maio.

“O setor do leite, especialmente os pequenos produtores, experimentará um aumento da incerteza nos próximos meses em função das consequências do novo coronavírus”, explica Heloise Duarte, CEO da Ideagri. “O software gratuito ajudará a proteger parte importante da cadeia alimentar do Brasil, o que é um fator de segurança e de bem-estar da população.” A gratuidade de uso vai até o dia 31 de dezembro de 2020.

Foto de capa: Shutterstock
Heloise Duarte – foto de Vânia Coimbra, da Piquini Comunicação
Pedro Peixoto – foto Divulgação