Em busca de indicação geográfica, cafeicultores do Sul de Minas lançam associação

Qualificar os cafés produzidos por 149 municípios do Sul de Minas Gerais. Essa é a meta de um grupo formado por 30 cafeicultores dessa região, que se organizaram para criar a Associação dos Cafeicultores do Sul de Minas, a ACAF Sul de Minas.

Lançada oficialmente no estande da  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-MG, na 19ª Femagri – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, promovida pela Cooxupé, de 12 a 14 de fevereiro de 2020, em Guaxupé (MG), a ACAF buscará “o aumento do valor do café produzido de forma consistente, contínua e sustentável”, informa Juliana Paulino da Costa Mello –, produtora de cafés certificados, proprietária da Fazenda Nova Aliança, em Monte Santo de Minas , idealizadora da entidade e sua primeira presidente.

O trabalho será realizado por meio de duas ações principais: a qualificação do cafeicultor, seja com a transferência de conhecimento/educação, tecnologia e metodologias de gestão adequadas à realidade dos cafeicultores dessa região; e pelo fomento da criação de Indicação Geográfica (IG) que busca agregar valor ao café produzido pelo registro de sua identidade geográfica, o que, conforme a presidente da ACAF, eleva em cerca de R$ 150,00 o valor da sacado café  no mercado interno.

“Espera-se que com a maior qualificação do cafeicultor, e com o selos fornecidos pelas IGs, os cafés da região do Sul de Minas venham a ter um maior valor no mercado nacional e internacional, e desenvolver a região agregando outros valores, dentre eles, por exemplo, o turismo rural”, comenta Juliana Paulino, citando que a associação abrange várias microrregiões que constituem 149 municípios, com diferenças substanciais em forma de produção e colheita, além de solos com características específicas e próprias. O número total de produtores na área sob a alçada da ACAF ultrapassa os 15 mil.

A ACAF participará das Feiras e Eventos do Setor da Cafeicultura do Sul do Estado, sempre no estande da Emater. “Começamos com a Femagri, em Guaxupé, e seguimos para as demais com o apoio da Emater-MG, do Sebrae, do Instituto Federal Sul de Minas, da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), da Associação dos Municípios Micro Região Baixa Mogiana (Amog), entre outras.

Para a criação da ACAF, os produtores se inspiraram em associações que foram criadas em outras regiões produtoras, que, inclusive, já conseguiram o registro de indicação geográfica ou a marca coletiva.

Fotos: Fazendo Nova Aliança e Divulgação