Comunicação do Agronegócio no Brasil une Aberje e Abag

Em um universo de 60 empresas do agronegócio brasileiro, que somam receita líquida anual total de R$ 808 bilhões (correspondente a 12,2% do PIB nacional), cerca de 10% das não têm estrutura específica de Comunicação; em 28% ela está estruturada no âmbito da Diretoria; em 26%, em Gerência: em 21% em nível de Assessoria; e, em 12%, como Coordenação. Outra informação impactante é que essas empresas, na média, destinam 0,5% do faturamento líquido à Comunicação. Essas são algumas conclusões de pesquisa que objetivou conhecer a estrutura de comunicação das empresas do agronegócio no Brasil e que foi apresentada em 2 de setembro, em São Paulo (SP), durante evento que marcou a formalização do Lab de Agronegócios Aberje/Abag, respectivamente Associação Brasileira de Comunicação Empresarial e Associação Brasileira do Agronegócio.

O evento, em dois painéis, reuniu políticos, empresários e especialistas em comunicação. O primeiro, que tratou de Agronegócio – comnunicação, poder e sociedade, foi mediado por Nicholas Vital, head de conteúdo da Aberje, e teve a participação dos deputados Alceu Moreira e José Silva, respectivamente presidente e responsável pela Comunicação, da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Já o segundo, mediado por Gislaine Balbinot, gerente de Comunicação da Abag, enfocou Narrativas e contranarrativas – sociedade, imprensa e o agronegócio. Como debatedores estiveram Juliana Lopes, diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance da Amaggi; Paulo Pereira, diretor de Comunicação Corporativa da Bayer; e o jornalista Leandro Narloch.

O Lab de Agronegócios Aberje/Abag terá como objetivo principal reforçar a cultura da comunicação nas empresas do agro, setor que responde por quase 30% do PIB nacional. A ideia do Lab é contribuir para a criação e a manutenção de uma imagem positiva do agronegócio através da Comunicação, apresentando cases de sucesso do setor, trocando experiências com profissionais de outros segmentos e estimulando as empresas a contarem as suas boas histórias. Para isso, as reuniões serão bimestrais, com lideranças do setor e executivos das empresas parceiras, assim como com autoridades ligadas ao governo e nomes importantes da Comunicação. 

Como resultado prático da pesquisa, foram elencados 12 temas a serem trabalhados até 2020: Estratégia, Verdade e Transparência, Conteúdo, Clareza, Diplomacia, Colaboração, Diversidade, Comunidade, Governo, Informação, Segurança e Memória.

“A parceria entre Aberje e Abag faz todo o sentido, já que as entidades serão complementares. Enquanto a Abag reúne as principais associações setoriais do agronegócio, a Aberje já abriga muitas empresas do setor. O objetivo do Lab é ser um fórum de troca de conhecimentos que promova a cultura da comunicação nessas corporações”, afirma Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje.

A curadoria do Lab estará sob a responsabilidade do jornalista Nicholas Vital, head de conteúdo da Aberje e autor do livro Agradeça aos agrotóxicos por estar vivo.

A pesquisa e as participantes

A pesquisa foi idealizada pela Aberje e realizada pela DMR Consulting, com o apoio da ABAG e o patrocínio da Bayer. A intenção foi a de traçar um panorama daestrutura de comunicação deste setor, com o nível hierárquico, reporte, tamanho da equipe, principais processos de atuação abrangidos pela equipe interna e por contratação de fornecedores, modelo de gestão em comunicação e motivos de contratação de terceiros, também quais são os canais mais utilizados para atingir e dialogar com públicos estratégicos, a percepção do papel estratégico da área pelo board, os maiores desafios nos próximos anos, principais processos de comunicação que devem apresentar crescimento de relevância e investimento, o uso de inovações tecnológicas nos trabalhos e quais as necessidades de desenvolvimento profissional. A coleta de dados ocorreu entre os meses de março e julho de 2019, por meio de autopreenchimento em sistema online. A amostra é não-probabilística por conveniência. Participaram do estudo 60 empresas, entre associadas e não-associadas à Aberje e que figuraram entre as 400 maiores e melhores do agronegócio da revista Exame e que apresentaram total de receita líquida da ordem de R$ 808,7 bilhões, representando 12,2% do PIB brasileiro de 2017.

As empresas participantes representam praticamente todos os segmentos do agronegócio, com 35% sendo agropecuárias, 12% fabricantes de rações e de produtos de nutrição animal e 10% de máquinas e implementos agrícolas, tendo, em sua maioria, capital nacional (68%) e estão predominantemente  (46%) localizadas nos Estados de São Paulo,  Paraná (12%),   Rio    Grande  do Sul (10%),  Goiás (7%),  Minas Gerais (7%) e os restante 18% em outros estados. Além disso, a  maioria  das  empresas participantes  são  privadas nacionais,  do  segmento agropecuário: 60 empresas participantes são privadas multinacionais e 12% são cooperativas; têm mais de 1.000 funcionários.

Os resultados da pesquisa, em breve, estarão publicados no site da Aberje (www.aberje.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui